Encontro Regional de Sustentabilidade discutirá recursos hídricos e programas sociais no território do Semiárido

16 de agosto de 2017

Uma parceria entre o Câmpus IV da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), situado na cidade de Catolé do Rocha, e a Universidade Estadual do Rio Grande do Norte (UERN), Câmpus de Pau dos Ferros, concretizou a realização do 1º Encontro Regional de Sustentabilidade e Políticas Públicas: recursos hídricos e programas sociais no território do Semiárido. O evento terá como sede a unidade potiguar, com realização prevista para a primeira quinzena do mês de outubro, com financiamento da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

Estarão à disposição dos participantes seis atividades de debate, sendo quatro palestras e duas conferências, além de seis minicursos. As áreas de atuação desses últimos serão divulgadas posteriormente pela coordenação do evento. Para participarem os interessados devem entrar em contato com os coordenadores do encontro ligados ao Câmpus da UEPB em Catolé do Rocha e ao da UERN em Pau dos Ferros. Também serão disponibilizadas inscrições para apresentação de trabalhos científicos.

De acordo com o professor Jairo Bezerra Silva, do Câmpus IV da UEPB, poderão participar alunos, professores e pesquisadores que desenvolvam qualquer tipo de atividade nas áreas de recursos hídricos e de programas de transferência de renda na região do Semiárido. Ele salientou que a realização do Encontro Regional na cidade Pau dos Ferros foi estratégica por abrigar o maior número de agentes que atuam nessas duas frentes de atuação.

“Vivemos em uma região na qual a água é de difícil disponibilização. Encontramos diversos problemas e limitações, mas isso não impede de desenvolvermos projetos e ações que tenham o objetivo de construir e implementar ações de políticas públicas numa efetiva interação com professores e pesquisadores ou grupos de trabalho que tenham como foco atividades de acesso e uso satisfatório da água na perspectiva do desenvolvimento sustentável”, explicou o professor Jairo, um dos coordenadores do evento.

O 1º Encontro Regional de Sustentabilidade e Políticas Públicas: recursos hídricos e programas sociais no território do Semiárido é o primeiro evento do gênero na região e deve atrair participantes não apenas da Paraíba e do Rio Grande do Norte, mas também de outros estados brasileiros que lidam com estudos relacionados ao Semiárido e programas de transferência de renda. Ainda segundo o professor Jairo Bezerra, tendo em vista a necessidade de integração de universidades e de programas de pós-graduação que discutam as questões do Semiárido, o evento visa contribuir para a construção de um espaço de diálogos referentes à melhoria do acesso e de uso sustentável da água na região semiárida.

Texto: Givaldo Cavalcanti