Alunos do Curso de Agronomia do Câmpus de Catolé do Rocha distribuem mudas durante trote solidário

9 de março de 2020

Há alguns anos, a concepção do trote universitário, realizado em estudantes calouros, tem sido praticada a partir de iniciativas que promovam a integração e participação social dos alunos recém-ingressantes na Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). O, agora chamado, trote solidário oferece a oportunidade para o “fera” já iniciar o curso escolhido atuando diretamente na sociedade. E foi com essa proposta que os calouros do Curso de Agronomia do Centro de Ciências Humanas e Agrárias (CCHA), Câmpus IV, participaram, na sexta-feira (6), no Centro de Catolé do Rocha, de uma distribuição de mudas preparadas por eles mesmos.

Durante toda a manhã do trote, foram distribuídas mais de 200 mudas, entre frutíferas, plantas ornamentais, flores do Sertão e outros tipos, que servirão tanto para dar um toque especial na casa das pessoas que as receberam, como também contribuir para o reflorestamento na cidade, melhorando o meio ambiente. Antes da atividade, os próprios alunos participaram da preparação, cortando, embalando e organizando o transporte das mudas. Durante a ação eles também deram início a uma campanha de arrecadação de alimentos não perecíveis para distribuírem entre famílias carentes de Catolé do Rocha. O período de coleta vai até a sexta-feira (13).

A direção do CCHA, além dos professores do Curso, apoiou a iniciativa. Este trote solidário foi a primeira atividade da turma pioneira do Curso de Agronomia do Câmpus IV, oriunda do Sistema de Seleção Unificada (SiSU), já que a anterior foi formada a partir da migração do antigo Curso de Ciências Agrárias. Integraram a comissão que organizou o trote os alunos Ana Cecília da Rocha Oliveira, Clara Jordiane de Souza, Ana Caroliny Moreira Dantas, Carla Sabrina Pereira de Araújo e Mateus Sousa Monteiro.

Texto: Givaldo Cavalcanti