19 de outubro de 2017

Clique para exibir o slide.

Como parte das atividades acadêmicas do curso de Licenciatura em Pedagogia, alunas da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), oriundas do Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (Parfor/Capes), sob a responsabilidade da Pró-Reitoria de Ensino Médio, Técnico e Educação a Distância (PROEAD), apresentaram na manhã de terça-feira (17), no município de Catolé do Rocha, no Sertão paraibano, o projeto de intervenção “Família e Gestão Escolar: a importância da parceria para o processo socioeducacional do aluno”.

Como parte das atividades do componente curricular Estágio Supervisionado, a atividade destacou a importância de se observar os fatores externos à escola que podem influenciar na (des)organização da gestão escolar, acarretando no êxito ou no fracasso do processo de ensino-aprendizagem do alunado.

A atividade, supervisionada pela professora Maria Fernandes de Andrade Praxedes, do Câmpus IV, destacou a importância das atividades in loco como forma de aproximar a teoria desenvolvida em sala de aula, com a realidade da prática docente. Segundo a professora da UEPB, “o estágio é o momento em que o aluno mantém o contato com essa realidade, momento em que ele pensa essa relação teoria e prática e, sobretudo, colabora com a gestão e organização escolar. O estágio é uma experiência fundante para a vida profissional”.

Todos os anos a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) divulga o calendário de atividades, com prazos e atividades que são de responsabilidade das secretarias de Educação dos municípios, dos estados e do Distrito Federal. Para concorrer às vagas e cursos ofertados, os professores devem realizar uma pré-inscrição na Plataforma Freire, estarem cadastrados no Educacenso e ter sua pré-inscrição validada pela Secretaria de Educação.

Encontram-se abertas as inscrições até o dia 1º de dezembro de 2017 para cadastro do currículo pelos professores e solicitação de vagas nos cursos de Licenciatura, segunda Licenciatura e formação pedagógica. A Capes também está com vagas abertas para a Especialização em Educação Infantil e Alfabetização para professores dos anos iniciais, além de Português e Matemática, para professores dos anos finais.

Maiores informações podem ser obtidas pelo email freire@capes.gov.br, pelo telefone 0800-616161 (Opção 7) ou no endereço eletrônico http://freire.capes.gov.br/index/index.

Texto e fotos: Carolina Cavalcanti Bezerra

O post Ações do Parfor aproximam estudantes da Universidade Estadual da prática pedagógica em Catolé do Rocha apareceu primeiro em UEPB.