24 de maio de 2019

Cultura popular, consumo sustentável e diversidade de produtos. Com o tema “Compartilhando as trilhas do bem viver”, será realizada, no próximo dia 5 de junho, mais uma edição da Feira da Economia Solidária, promovida pelo Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas (CCEA) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), Câmpus de Patos. A feira, realizada em parceria com o Governo do Estado, Fórum Estadual de Economia Solidária e Ação Social Diocesana de Patos, acontece das 7h às 12h, no Câmpus VII.

Em sua 3ª edição, a feira contará com a participação de empreendedores solidários, que valorizam práticas sustentáveis e o desenvolvimento da economia local, que comercializarão produtos artesanais e alimentícios da região. A expectativa é de que mais de 20 empreendedores solidários de municípios do Médio Sertão paraibano, com uma diversidade de mais de 50 produtos, participem da Feira. Haverá ainda várias atrações artísticas regionais, como forrozeiros, banda de pífano, recitadores e poetas que apoiam a luta por um jeito solidário de produzir e comercializar. A Feira já foi incluída no calendário anual de atividades do Centro.

O professor do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional e organizador do evento, Cidoval Morais, lembra que a feira consiste em uma ação universitária que visa refletir internamente sobre as práticas acadêmicas e a intrínseca relação com a sociedade. A ideia é que este pensar incida em uma perspectiva que permita construir novas realidades socioeconômicas, políticas e culturais e conduza a sociedade na direção de um mundo mais sustentável e justo, a partir de uma ruptura com as noções de desenvolvimento pautado na acumulação de bens e capital e a impiedosa exploração dos recursos naturais.

Texto: Severino Lopes

O post Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas promove mais uma edição Feira da Economia Solidária apareceu primeiro em UEPB.