Câmpus de Patos forma alunos dos cursos de Administração, Ciência da Computação, Física e Matemática

20 de dezembro de 2018

Clique para exibir o slide.

A solenidade de Colação de Grau do Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas (CCEA) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) foi realizada na tarde desta quarta-feira (19), no Ginásio de Esportes do Câmpus VII, em Patos, e marcou a formatura dos alunos dos cursos de Bacharelado em Administração, Bacharelado e Licenciatura em Computação, Licenciatura em Física e Licenciatura em Matemática do Câmpus VII. A cerimônia, presidida pelo reitor Rangel Junior, foi marcada por muita emoção pela conquista dos estudantes que celebraram este momento ao lado de familiares e amigos.

Representando todos os concluintes, no ato de juramento, o formando Alan Ronny da Silva Dantas, do curso de Licenciatura em Física, confirmou o compromisso profissional que trilhará os próximos passos dos formandos. O Orador Oficial das turmas foi o estudante Diego Cássio Garcia Fernandes, também do curso de Física, que proferiu um discurso ressaltando a conquista de todos os graduandos, agradecendo a dedicação dos professores, além de ressaltar o apoio incondicional que os familiares providenciaram ao longo da jornada da graduação.

“Na UEPB, aprendemos a escutar e a entender que ninguém consegue nada sozinho. Tivemos a oportunidade de enxergar os vários caminhos que só a vida, os seres humanos e o conhecimento podem nos proporcionar. Obrigado professores, por acreditarem em cada um de nós e pelo esforço de todos os dias. Aos nossos pais, somos profundamente gratos. Obrigado por aceitarem a ausência em determinados momentos. Sem dúvida, os maiores vencedores dessa conquista são vocês, por acreditarem que a paciência em regar pequenas sementes é capaz de criar grandes transformadores para o futuro”, destacou Diego Cássio.

A emoção do discurso do Orador foi ainda maior ao longo da fala da senhora Teresa Cristina Rocha de Souza, mãe da Paraninfa Geral das turmas do CCEA, professora Tatiana Rocha de Souza (in memoriam). Professora Tatiana, falecida no último mês de setembro, contribuiu bastante para a formação e qualificação dos alunos da UEPB, bem como com a pesquisa brasileira após desenvolver estudos que apresentaram resultados expressivos. Dona Teresa agradeceu a homenagem em nome da filha, contou da luta que toda família travou ao lado de Tatiana e desejou sucesso profissional a todos os formandos.

“Com determinação, coragem e persistência, Tatiana desenvolveu uma tese em que aplica a Matemática no tratamento do Câncer. Nesta tese, ela prova, a partir dos efeitos da noética na dinâmica tumoral, não apenas com teoria, mas com a própria existência, que a mente é capaz de fazer o corpo identificar células tumorais e produzir células de combate, permitindo qualidade e prolongamento da vida do paciente oncológico. Se faço menção à partida de Tatiana não é para tornar triste o momento da Colação de Grau de vocês. Mas, sim, para ressaltar o quão breve pode ser a vida. Valorizem essa conquista, cujo mérito é de vocês”, destacou Teresa Cristina Rocha.

O pró-reitor de Graduação da UEPB, professor Eli Brandão, destacou a conquista dos formandos, desejou que todos nunca parem de sonhar, além de ressaltar o papal da Universidade Estadual na vida e no desenvolvimento da Paraíba. “Que o coração de estudante nunca deixe de ser estudante. Nunca deixe de ter motivos para festejar, nunca deixe de se indignar, nunca deixe de sonhar e, acima de tudo, nunca deixe de lutar. Parabéns a todos os graduandos. Multipliquem e dividam os saberes conquistados, mantendo sempre a supremacia do ser sobre o ter. Construam novas histórias cheias de poesia, paixão e esperança”, enfatizou professor Eli.

Já nas palavras do reitor da UEPB, professor Rangel Junior, todos os formandos merecem aproveitar esse momento de conclusão do curso por terem superado todas as dificuldades encontradas ao longo do curso. Ele destacou o empenho dos professores e frisou que as portas da Universidade estarão sempre abertas para aqueles que ainda desejam continuar fazendo parte dela, se integrando aos programas de Pós-Graduação da Instituição. “Para quem quiser trilhar o caminho da Pós-Graduação, o pesado ainda estar por vir. Do mesmo modo que aqueles que iniciarão sua profissão no mercado de trabalho, se vocês conseguiram chegar até aqui, é porque terão um belo futuro. Sejam felizes e que a cada dia vocês possam honrar o nome dessa Instituição e os nomes dos pais de vocês, que os ajudaram a chegar até aqui. Parabéns e comemorem bastante esse dia de hoje”, desejou o reitor.

Para a conferência do grau acadêmico foram chamados alunos que representaram todos os formandos em seus respectivos cursos. Bianca Soares Barros Crispim, representante dos formandos em Administração, recebeu o grau acadêmico conferido pela professora Carolina Coeli Rodrigues. Em seguida, o aluno Theógene Nunes de Oliveira representou os alunos dos cursos de Bacharelado e Licenciatura em Computação e recebeu o grau conferido pelo professor Rodrigo Alves Costa. Já o professor Marcelo da Silva Vieira concedeu o grau acadêmico a aluna Poliana Targino Batista, que representou os estudantes do curso de Licenciatura em Física. Logo depois, foi conferido, pelo professor José Ginaldo de Souza Farias, o grau acadêmico para os alunos do curso de Licenciatura em Matemática, representados pela aluna Crystiane Medeiros Fernandes.

Também participaram da solenidade de Colação de Grau do Câmpus VII o diretor do CCEA, professor Adriano Homero Vital; o diretor adjunto do Câmpus, professor Odilon Avelino da Cunha; a pró-reitora adjunta de Ensino Médio, Técnico e Educação a Distância, professora Rochane Villarim; a pró-reitora adjunta de Infraestrutura, professora Cheyenne Ribeiro; a pró-reitora de Administração da Universidade Federal de Campina Grande, professora Vânia Sueli Guimarães; o diretor do Centro de Educação e Saúde da UFCG no Câmpus de Cuité, professor José Justino; e o frei Roberto Alexandre.

Texto: Givaldo Cavalcanti
Fotos: Paizinha Lemos

O post Câmpus de Patos forma alunos dos cursos de Administração, Ciência da Computação, Física e Matemática apareceu primeiro em UEPB.