12 de setembro de 2018

Clique para exibir o slide.

A Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), através do Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas (CCEA), da Pró-Reitoria Estudantil (PROEST) e da Coordenação de Esporte e Lazer (COEL), em parceria com a Associação de Karate Kiai (ASKAKI) e apoio da Confederação Brasileira de Karatê e Federação de Karatê da Paraíba, realizou, no último domingo (9), a 3ª Copa ASKAKI-UEPB de Karatê.

O evento aconteceu nos turnos manhã e tarde, na Associação Atlética Banco do Brasil (AABB), na cidade de Patos, no Sertão paraibano, com o intuito de promover a integração entre instituições de ensino, clubes e associações, além de fomentar o aprimoramento das habilidades técnicas combativas. As competições foram realizadas nas categorias shiai–kata e shiai-kumite. A disputa shiai-kata foi de livre escolha para todas as categorias e faixas. Os katas foram executados em dupla, sendo as competições individuais apenas nas semifinais e finais.

Para arbitrar o embate, foram convocados árbitros do Quadro da Federação Paraibana de Karatê e aplicadas regras de arbitragem adaptadas do World Karate Federation (WKF). As associações que marcaram presença na copa foram: ASKAKI UEPB – Patos; ASKASA Sousa; Lar Fabiano de Cristo de Bayeux; ASKASC Campina Grande; Tigre do Sertão – Patos; Centro de Formação de Humana e Social de Campina Grande; ASKAKI Olivedos; ASKAKI Soledade; Projeto Pequeninos – Soledade e a Soledade Solidário.

Os vencedores da competição foram a Associação ASKASA Sousa (primeiro lugar); ASKAKI Patos, ASKAKI Soledade e ASKAKI Olivedos (segundo lugar) e ASKAC Campina Grande (terceiro lugar). A organização do evento, por meio do Sensei Odilon Avelino, destacou a importância das competições como meios de treinamento adicional, aumento do desenvolvimento humano total, melhoria da estabilidade emocional, disciplina mental e etiqueta apropriada.

A Copa ASKAKAI UEPB de Karatê faz parte do calendário de atividades ligadas ao Karatê da Federação de Karatê da Paraíba e se consolida como importante evento de artes marciais do Sertão do Estado. Com essa atividade, o projeto de extensão “Utilização do Karatê como instrumento de integração e inclusão social” contabiliza três eventos no ano de 2018: o seminário com a campeã Mundial Valéria Kumizaki, o 4º Gashuko do Sertão e a 3ª Copa ASKAKI UEPB de Karatê. O projeto foi bem representado e os integrantes participantes conquistaram várias medalhas, ajudando a Associação de Karatê Kiai ficar em segundo lugar geral.

O post Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas da Universidade Estadual sedia 3ª Copa ASKAKI de Karatê apareceu primeiro em UEPB.