11 de maio de 2018

Clique para exibir o slide.

Com cursos de Física formando professores há décadas, a Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) premiou na manhã desta sexta-feira (29), em solenidade realizada na Fundação Parque Tecnológico da Paraíba (PaqTcPB), em Campina Grande, os melhores estudantes de Física da Paraíba, oriundos das redes privada e pública de ensino, que disputaram com sucesso a edição 2017 da Olimpíada Brasileira de Física (OBF) e da Olimpíada Brasileira de Física das Escolas Públicas (OBFEP).

A cerimônia de entrega das medalhas reuniu estudantes, familiares, professores e diretores das escolas participantes. O destaque este ano foi o estudante Leonardo Lima Silva, do 1º ano da Escola Estadual Francisco Assunção da Cunha, em João Pessoa. Ele ganhou quatro medalhas de ouro entre as competições nacionais e estaduais, o que foi considerado um desempenho formidável pelos organizadores. Outro destaque foi o aluno João Victor, que ganhou três medalhas.

A premiação contou com a presença do reitor Rangel Junior; do coordenador estadual da Olimpíada Paraibana de Física, professor Mário César Soares; e do presidente Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado da Paraíba (FAPESQ), Cláudio Furtado. Antes da premiação, aconteceu uma palestra sobre “Cosmologia”, ministrada pelo professor Jamilton Rodrigues, da UEPB, que também coordena o Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física na Instituição.

Mais de 100 escolas paraibanas participaram da edição 2017 da competição, envolvendo cerca de 25 mil estudantes de todo o Estado na realização das provas. Os vencedores superaram diversos desafios, enfrentaram três fases de provas teóricas e vivenciaram conceitos importantíssimos para a formação educacional do Ensino Médio. As medalhas de ouro, prata e bronze foram entregues pelo reitor Rangel Junior, pelos professores Mário Cesar e Jamilton Rodrigues, e pelo presidente da FAPESQ, Cláudio Furtado.

Ao participar da premiação, o reitor Rangel Junior enfatizou que a UEPB reafirma o seu compromisso de estar presente nesses eventos, apoiando e estimulando iniciativas que fomentam a busca pelo conhecimento. Ele lembrou que a Universidade forma professores de Física há 51 anos, no Câmpus de Campina Grande, e, mais recentemente, nos câmpus de Araruna e Patos. “Para nós, é fundamental esse tipo de evento. Por isso a UEPB participa e coordena as Olimpíadas de Física e Química na Paraíba”, frisou.

Coordenador estadual da Olimpíada Brasileira de Física (OBF) e da Olimpíada Brasileira de Física das Escolas Públicas (OBFEP), o professor Mário César Soares ressaltou que a Universidade Estadual da Paraíba tem incentivado o ensino de Física no Estadp. O evento, segundo ele, cresce a cada ano e em 2017 superou as expectativas. “É um evento que há cada ano tem feito um diferencial na vida dos estudantes aqui no Estado”, salientou.

Texto e fotos: Severino Lopes

O post Universidade Estadual entrega medalhas a 112 alunos premiados na Olimpíada Brasileira de Física 2017 apareceu primeiro em UEPB.