2ª Escola Patoense de Física é realizada no Câmpus VII da Universidade Estadual da Paraíba

9 de maio de 2018

Teve início na noite da última segunda-feira (7), a 2ª Escola Patoense de Física, promovida pelo Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas (CCEA), da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), com apoio e patrocínio da Fundação de Apoio a Pesquisa do Estado da Paraíba (FAPESQ-PB). O evento acontece no auditório Celso Furtado, Câmpus VII da UEPB, em Patos, e se estenderá até o dia 18 de maio.

A solenidade de abertura do evento contou com a participação de Adriano Homero Vital Pereira, diretor do CCEA; Rodrigo Fonseca, coordenador adjunto do curso de Física; Valdeci Mestre, organizador do evento; além de Cláudio Benedito Silva Furtado, Presidente da Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado da Paraíba (FAPESQ-PB).

Os convidados abriram a sessão solene saudando os presentes e ressaltando a importância do evento como espaço de análise e discussão no âmbito da Física, e disseminando a importância da ampliação de ações voltadas à divulgação da ciência e tecnologia e de reflexões em torno dos processos educativos neste cenário.

As atividades do evento tiveram início com a palestra “Investimento de Ciência e Tecnologia para Paraíba”, ministrada pelo presidente da FAPESQ-PB, Claúdio Furtado. O professor abordou questões pertinentes à concessão de investimentos para incentivar projetos na área de Ciência, Tecnologia e Inovação e destacou a relevância do investimento financeiro e apoio, por meio do Governo do Estado, a projetos que oportunizam a melhoria no desenvolvimento científico e tecnológico na Paraíba.

Cláudio pontuou ainda a ascensão e fortalecimento de ações voltadas ao desenvolvimento do conhecimento científico, que oferecem melhores condições para os pesquisadores, estimulando o planejamento e a execução de projetos, a valorização dos aspectos qualitativos da produção científica; a divulgação do avanço científico-tecnológico educacional, além do fortalecimento dos vínculos entre universidade e a sociedade. Após a exposição do presidente da FAPESQ-PB foi servido um coffee break aos presentes. A apresentação musical da dupla José Marcos e Bruno encerrou as atividades da primeira noite do evento.

De acordo com a organização do evento, cerca de 150 alunos se inscreveram para participar da atividade e aproximadamente 300 quilos de alimentos não perecíveis foram arrecadados e serão doados a instituição Lar dos Velhinhos, na cidade de Patos-PB, onde atualmente residem 25 idosos.

A programação completa da 2ª Escola Patoense de Física, com todas as indicações de atividades e horários, pode ser conferida no link https://escolapatoensefisica.wixsite.com/evento.  Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (83) 3421 1475 ou ainda através do e-mail escolapatoensedefisica@gmail.com.

Texto: Tatiany Escarião