1º Campeonato de Xadrez é realizado no Câmpus VII da Universidade Estadual da Paraíba

19 de abril de 2018

O Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas (CCEA), da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), em parceria com Coordenadoria de Esportes e Lazer (COEL) da Instituição e o Clube de Xadrez José Amarante, realizou hoje (19), o 1º Campeonato de Xadrez da UEPB-Patos. O evento teve início às 8h e foi realizado na academia do Câmpus VII da UEPB, em Patos.

De forma a utilizar o aspecto socializador do xadrez como instrumento educacional para o desenvolvimento intelectual, moral e ético, o objetivo do Campeonato é promover a integração entre os alunos, despertando a consciência da prática do xadrez como atividade que contribui para o processo de inclusão educacional e convívio social, além de introduzir no Câmpus VII da UEPB o xadrez competitivo como modalidade esportiva, através da criação de um núcleo de xadrez na Instituição, que oferecerá a comunidade acadêmica atividades desportivas da categoria.

A competição foi um torneio aberto a toda comunidade acadêmica, regida pelas regras da Federação Internacional de Xadrez, que utilizou o modelo de competição “blitz”, em que os jogadores tem uma pequena e limitada quantidade de tempo, e podem corrigir o movimento ilegal se não tiverem pressionado seu relógio.

Seis xadrezistas dos cursos de Administração, Física, Matemática e Computação do CCEA participaram da competição e disputaram a classificação em cinco partidas, mas quem conquistou o lugar mais alto no pódio foi David William Oliveira da silva, aluno do 3º período do curso de matemática.

O campeão falou sobre a iniciativa da Universidade em promover um campeonato de xadrez pra a comunidade acadêmica e sobre a sua vitória na competição. “Eu gostei muito da iniciativa da UEPB em realizar esse torneio, isso vai nos ajudar muito a aperfeiçoar as nossas habilidades técnicas no jogo de xadrez e na nossa evolução intelectual. Sobre a vitória, eu fiquei muito feliz em vencer a disputa, são grandes jogadores, com um nível técnico muito elevado, e conquistar o primeiro lugar em uma disputa com atletas desse nível é muito gratificante”.

Mas essa não é a primeira vitória do xadrezista, Devid já conquistou o vice-campeonato do torneio aberto de xadrez da cidade de Patos, foi vice-campeão regional na competição realizada no município de Itapetim, em Pernambuco, no ano 2014, campeão em dois torneios na Escola Oliveira Lima, em São José do Egito – PE.

Júlio ribeiro, aluno do 4º período do curso de computação, participante que conquistou a terceira colocação na competição, doou ao Câmpus VII, um jogo de xadrez, semi profissional, para que os amantes da modalidade possam praticas as suas habilidades.

De acordo com o professor Severino, técnico de xadrez, os competidores demonstraram um bom nível técnico para a realidade do xadrez nordestino e brasileiro, mas que ainda requer um treinamento aprimorado com mais refinamento nas habilidades técnicas, com estudos mais específicos e de acordo com os temas que são abordados numa partida, como tática e estratégia, mas de um modo geral, para um primeiro evento, o nível técnico apresentado foi excelente.

Diglielmo Antônio, Coordenador de Esporte e Lazer do CCEA e organizador do evento reafirmou que pretende criar um núcleo de xadrez na instituição, de cunho não somente desportivo mas, sobretudo, de caráter educacional, onde o praticante possa se dedicar ao treino e a ampliação e apuração das habilidades mentais com o estudo técnico acerca da modalidade esportiva.

Realizando o evento pelo primeiro ano, Diglielmo ressaltou ainda a expectativa de que haja cada vez mais uma maior interação entre os atletas de todo o Estado da Paraíba para que o xadrez se fortaleça e se consolide, através desse campeonato, como base cultural de natureza recreativa ou competitiva para toda a sociedade.

Confira abaixo a relação com a Classificação Final do campeonato e o Ranking UEPB Xadrez Blitz.

Classificação Final

1º David Willian

2º Camila Tereza

3º Júlio Ribeiro

4º Eudes Mendoza

5º Joacil Sousa

6º Tibério Tavares

 

Ranking UEPB Xadrez Blitz

1º David Willian – 1.030 – Classificado

2º Camila Tereza – 1.025 – Classificado

3º Júlio Ribeiro – 1.012

4º Eudes Mendoza – 1.000

5º Joacil Sousa – 985

6º Tibério Tavares – 985

 

Texto: Tatiany Escarião