Universidade Estadual da Paraíba lança proposta de compartilhamento de saberes através das redes sociais

23 de março de 2020

A Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), através da Coordenadoria de Comunicação (CODECOM), iniciará uma proposta de compartilhamento de saberes entre professores e alunos da Instituição através do uso das ferramentas disponíveis nas redes sociais. O objetivo é promover uma integração entre a comunidade acadêmica, neste período de suspensão das atividades na UEPB devido às medidas preventivas em relação à infecção pelo novo coronavírus (Covid-19).

O objetivo dessa proposta é que os professores de todos os departamentos da Universidade gravem vídeos com duração entre 10 e 15 minutos, podendo abordar conteúdos programáticos das grades curriculares dos cursos nos quais lecionam na Instituição. Essa nova experiência estimula a produção de conteúdos que podem contribuir nesse momento de distanciamento das relações de aprendizagem e possibilita a troca de conhecimentos, além de estimular a prática de atividades, como dicas de leitura, produção literária, artística, entre outras.

De acordo com o reitor da UEPB, professor Rangel Junior, essa proposta de compartilhamento de saberes é importante para que as pessoas possam se sentir estimuladas em continuar seus estudos visando sua qualificação acadêmica, ao mesmo tempo que se mantêm conscientes da necessidade de permanecerem em casa para evitar a disseminação do novo coronavírus. “Nossa proposta é oferecer uma atividade dinâmica para toda comunidade acadêmica e também para todos aqueles que queiram participar da iniciativa neste instante que a principal recomendação é permanecer em casa”, disse.

A utilização das redes sociais será um aliado importante para que as pessoas possam participar e interagir com o conteúdo proposto, segundo explicou o coordenador de Comunicação da UEPB, jornalista Hipólito Lucena. “Queremos trabalhar com a produção de um conteúdo amplo, já que estamos falando de um número muito grande de cursos que a UEPB tem, que funcionará como uma troca de saberes e também como combustível para superarmos esse momento de atenção e tensão que estamos vivendo”, afirmou.

A participação dos professores da UEPB nesta proposta é aberta a todos, bastando apenas que sigam algumas recomendações técnicas. A gravação dos vídeos pode ser feita através dos próprios smartphones dos docentes, em posição horizontal e utilização do microfone do fone de ouvido para que o áudio saia em boa qualidade. É sugerido também que a gravação seja feita em ambiente com pouco ruído externo. No endereço http://ctic.uepb.edu.br/tutoriais/, os professores podem acessar tutoriais que auxiliarão na produção do material audiovisual com conteúdo para as “aulas”.

Depois de gravar o vídeo, basta o professor enviar o aquivo para o e-mail imprensauepb@gmail.com e ativar a opção de compartilhamento aberto do arquivo através do Drive. A expectativa é que a partir da próxima segunda-feira (23) as primeiras “videoaulas” já sejam disponibilizadas através das redes sociais oficiais da UEPB no Facebook (https://www.facebook.com/UEPBOficial/), Canal Rede UEPB no Youtube (https://www.youtube.com/redeuepb), Instagram (https://www.instagram.com/uepboficial/) e Twitter (https://twitter.com/uepbonline). Outras informações podem ser obtidas pelo e-mail TVUEPB@servidor.uepb.edu.br ou pelos telefones (83) 3315-3438 ou 3315-3489.

Texto: Givaldo Cavalcanti