UEPB realiza seminário para debater democratização no Ensino Superior com cotas raciais na Instituição

5 de abril de 2021

Com propósito de ampliar as discussões em torno da implantação das políticas de inclusão, que garantam a igualdade e o acesso ao Ensino Superior de grupos étnico-raciais, a Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) realiza de 18 a 20 de maio, o 1º Seminário Interno Democratização no Ensino Superior: cotas raciais na UEPB. O evento, realizado de forma remota, será transmitido ao vivo pelo canal Rede UEPB no YouTube.

Em sua primeira edição, o seminário contará com palestras, mesa redonda e apresentações culturais e terá como objetivo iniciar, no âmbito da comunidade acadêmica da UEPB, o processo de discussão visando a implantação das cotas pelo marcador étnico-racial para pessoas negras, indígenas, ciganas e quilombolas. O Seminário será aberto no dia 18, às 19h, pela reitora Célia Regina Diniz, e pela vice-reitora, Ivonildes Fonseca. A vereadora Jô Oliveira também participará do evento. Em seguida acontece a apresentação do Grupo Acauã da Serra e Grupo Batuque Ayan, seguido da palestra de abertura com a professora Nilma Lino Gomes, abordando o tema central do evento.

No dia 19, acontecerá a mesa redonda “Experiências de implementação de cotas no Ensino Superior: desafio e conquistas”. Essa atividade contará com a participação da professora Elielma Ayres Machado, da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ); do professor José Antônio Novaes da Silva, da Universidade Federal da Paraíba (UFPB); e do professor Eli Brandão da Silva , pró-reitor de Graduação da UEPB. A mesa será mediada pela professora Melânia Nóbrega Pereira de Farias, pró-reitora adjunta de Graduação.

No dia 20, último dia do evento, às 14h20, está programada uma roda de conversa “Trajetórias e experiências de cotistas e ex-cotistas do Ensino Superior”, com a mediação da estudante da UEPB, Danielly Scalone Maciel. Às 19h, com a mediação do professor José Cristóvão Andrade, pró-reitor de Cultura da UEPB, haverá a mesa redonda “Mobiliz(ações) na Paraíba em torno das políticas de Ações Afirmativas na Educação”.

A UEPB, conforme destacou a vice-reitora Ivonildes Fonseca, uma das organizadoras do Seminário, vem trabalhando as políticas de ações afirmativas na educação, desde 2006, com a implantação de cotas sociais para todos os cursos de graduação, através da Resolução UEPB/CONSEPE/06/2006. Em 2014, houve alteração pela Resolução/UEPB/CONSEPE/058/2014 e, a reserva de vagas ficou restrita para os cursos de Bacharelado. Em 2021, em redesenho da ação afirmativa, a UEPB, a partir de ampla discussão com diversos segmentos sociais, pretende implantar as cotas raciais, contemplando os povos originários (indígenas), quilombolas, pessoas negras e os povos ciganos na Paraíba.

Texto: Severino Lopes