UEPB realiza processo seletivo para curso de licenciatura em Ciências Biológicas no câmpus de João Pessoa

5 de maio de 2021

A pro-reitoria de Graduação (PROGRAD) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) divulgou nesta terça-feira (4) o edital do processo seletivo para o curso de licenciatura em Ciências Biológicas que irá funcionar no horário noturno no Centro de Ciências Biológicas e Sociais Aplicadas (CCBSA), câmpus de João Pessoa. As inscrições para a seleção, que é organizada pela CPCON, ocorrem de 10 a 28 de maio, por meio de formulário que será disponibilizado na página da instituição: https://cpcon.uepb.edu.br/forms/.

Serão oferecidas 20 vagas para candidatos que desejam utilizar as notas obtidas no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) de 2019 ou 2020, e 12 vagas voltadas aos bacharéis em Ciências Biológicas, sendo metade destas vagas para graduados no bacharelado em Ciências Biológicas na UEPB.

A coordenadora do bacharelado e da licenciatura em Ciências Biológicas do câmpus V, professora Brigida de Lucena, destaca que a implantação do curso de licenciatura possibilitará a ampliação da área de atuação e formação continuada para graduados não licenciados e será mais uma oportunidade de curso de nível superior em uma instituição pública ofertada gratuitamente para a sociedade. A docente também lembra que o curso foi estruturado coletivamente entre os docentes da área.

“A construção da matriz curricular se deu com a participação de todo o corpo docente, de forma minuciosa, para atender às especificações da Licenciatura. Assim, para os primeiros anos do curso pensamos em uma matriz curricular semelhante à formação do Bacharelado, e os últimos três períodos são voltados para o campo de estágio e prática, específicos da Licenciatura. A construção deste modelo possibilita ao Bacharel, em curto período de tempo, obter a complementação da sua formação em Licenciatura”, avalia a professora Briggida.

Após as inscrições, no período de 10 a 28 de maio, e a divulgação do resultado de aprovados na primeira chamada, prevista para ocorrer no dia 4 de junho, a matrícula dos estudantes deve ocorrer nos dias 10 e 11 de junho, de forma remota. Os aprovados devem encaminhar por email: secretariabio@ccbsa.uepb.edu.br, em arquivo único em formato PDF, o certificado de conclusão de ensino médio; histórico escolar do ensino médio; registro de nascimento ou certidão de casamento; documento de identidade; CPF; prova de quitação com o serviço militar, no caso do candidato do sexo masculino; uma foto 3×4 (recente) e comprovante de quitação com o TRE para maiores de 18 anos.

Acesse o edital aqui.