UEPB inscreve interessados em participar do Encontro de Sanfoneiros e Tocadores de Oito Baixos da Paraíba

14 de fevereiro de 2017

A Pró-Reitoria de Cultura (Procult) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) realizará de março a maio de 2017, em oito etapas (sendo uma em cada campus da UEPB), o 1º Encontro de Sanfoneiros e Tocadores de Oito Baixos da Paraíba. O projeto tem o objetivo principal de elevar uma das mais importantes atividades artísticas do Nordeste e do Brasil, responsável direta pela preservação e divulgação da cultura popular. No Campus V da UEPB, em João Pessoa, a atividade será realizada dia 3 de maio, das 14 às 18h, no auditório Pioneiros, localizado à rua Horácio Trajano de Oliveira, s/n, Cristo.

A programação da etapa de João Pessoa consiste em um momento de compartilhamento de experiências entre os sanfoneiros, com a mediação do sanfoneiro Luizinho Calixto, que vem de uma tradicional família de sanfoneiros de oito baixos, com experiência nesse instrumento, já tendo se apresentado ao lado de artistas consagrados da música nordestina como Sivuca, Dominguinhos, Jackson do Pandeiro e Luiz Gonzaga. Após essa troca de experiência entre os sanfoneiros presentes no evento será realizada uma apresentação dos participantes para a comunidade acadêmica. Os músicos participantes no evento receberão um certificado da participação expedido pela UEPB através da chancela da Procult e da direção do Centro, além de uma medalha ou um troféu alusivo aos 30 anos de estadualização da UEPB.

Após a realização das etapas regionais, serão escolhidos sanfoneiros para representar cada cidade, e estes deverão reunir-se no dia 12 de maio, em Campina Grande, para o evento de culminância do I Encontro de Sanfoneiros e Tocadores de Oito Baixos da Paraíba, que será uma prévia do Maior São João do Mundo.

De acordo com o pró-reitor de Cultura da UEPB, professor José Cristóvão Andrade, o avanço da tecnologia vem conferindo significativas mudanças em todos os campos do conhecimento e nas atividades humanas, nestas últimas décadas. No caso da cultura popular, esta vem enfrentando modificações, seja pelos efeitos dos novos equipamentos eletrônicos, seja no que se refere às formas simbólicas, linguísticas e instrumentais. “A defesa e propagação da cultura popular exige que a Universidade encare este Encontro de Sanfoneiros e de Tocadores de 8 baixos não só como um evento isolado, mas uma proposta efetiva em salvaguarda das manifestações populares e de categorias de profissionais com perfil histórico na nossa cultura regional”, explicou.

O pró-reitor adjunto de Cultura, José Benjamim Pereira Filho, apontou que a ideia do encontro é resgatar a notável personalidade musical do sanfoneiro, enquanto representação responsável pela grandeza do nosso principal repertório e essência das nossas festas populares.

“Almejamos possibilitar a união com novos e antigos músicos de sanfona para garantir o seu espaço nos principais eventos nos municípios e nas universidades. Com esse projeto, a UEPB alia-se com maior profundidade ao cotidiano da música nordestina”, destacou. Acerca da culminância das atividades, próxima ao Maior São João do Mundo, o professor explanou que é na festa junina que o talento da música regional se expressa com maior destaque e sendo sempre executado pela Sanfona, seu instrumento mais importante.

Para participar do Encontro é necessário preencher o formulário eletrônico que é automaticamente enviado à comissão organizadora.

Outras informações: (83) 3223-1128