UEPB decreta ponto facultativo e suspende provas da seleção de agente de portaria devido a protestos em todo o país

24 de maio de 2018

A Administração Central da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) decretou ponto facultativo em todos os campi da Instituição, nesta quinta (24) e sexta-feira (25), e determinou a suspensão da realização das provas do processo seletivo para agente de portaria, que estava marcada para o próximo domingo (27). Uma nova data para realização do certame será definida assim que a situação for normalizada e divulgada com antecedência para conhecimento de todos.

A decisão reflete a preocupação do reitor Rangel Junior e da comunidade acadêmica com a conjuntura instalada no país, reveladora de um caos político e econômico agravado com paralisação de atividades e amplificando a já notória insegurança espraiada em todos os setores e segmentos da sociedade. A Portaria UEPB/GR/039/2018 considerou que o acesso da comunidade universitária, costumeiramente, se dá por meio de viagens e deslocamentos fora da sede do local de estudo dos alunos e de trabalho dos servidores docentes e técnicos e, mesmo quando coincidem moradia e local de atividade na mesma cidade, o deslocamento se faz por meio de transporte próprio ou coletivo.

O documento destaca também que o ambiente caótico fomentado com a ação combinada de caminhoneiros, parte do empresariado nacional e distribuidoras de combustíveis instalou uma paralisia nos transportes rodoviários em toda a extensão territorial do país, dificultando e/ou impedindo acesso aos locais de atividades em termos acadêmicos e administrativos, na UEPB, em todos os câmpus.

A Portaria determina que as atividades que envolvem segurança nos diversos setores, tanto na área patrimonial quanto a segurança de dados e informações, permaneçam inalterados, com as adequações necessárias sendo procedidas pelas chefias destes setores. Todas as atividades acadêmicas que tenham sido realizadas com possível prejuízo de assiduidade e/ou pontualidade para estudantes, e mesmo as atividades previamente agendas, devem ser devidamente ajustadas de modo a não provocarem prejuízos ao processo de avaliação dos discentes.