Trabalho de docente e egressa do Campus V da UEPB é premiado em edição internacional do Seminário de Saberes Arquivísticos

9 de abril de 2019

Este slideshow necessita de JavaScript.

A comissão organizadora da 9ª edição do Seminário de Saberes Arquivísticos (SESA) divulgou nesta segunda-feira (8), a lista de trabalhos premiados dentre as comunicações e pôsteres apresentados durante o evento, que ocorreu de 6 a 9 de março na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra (FLUC), Portugal. Com uma pesquisa que é fruto de um Trabalho de Conclusão de Curso de graduação, o docente de Arquivologia da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) Henrique França, em parceria com a recém-egressa do referido Bacharelado, Maria das Graças dos Santos, receberam o prêmio José Maria Jardim de melhor trabalho na modalidade “Comunicação Oral”.

De acordo com o professor Henrique França o trabalho “Análise de portais de transparência a partir da criação de uma checklist de requisitos de usabilidade em paralelo à Lei de Acesso à Informação do Brasil” reúne algumas questões já discutidas no TCC da concluinte Maria das Graças dos Santos relacionadas às orientações para a construção de portais que atendessem às necessidades de transparência do ponto de vista da usabilidade.

“Não existe um modelo de check-list na nossa área para a análise da transparência do ponto de vista da usabilidade. Então desenvolvemos essa proposta utilizando como parâmetros uma cartilha do Governo Federal, a norma ISO e a Lei de Acesso à Informação. E ficamos muito felizes com essa premiação que demonstra que o nosso estudo foi bem aceito, além de ser uma conquista simbólica uma vez que o SESA surgiu no curso de Arquivologia da UEPB e, mesmo diante de tantos trabalhos conceituados e de relevância, conseguimos trazer para nossa casa essa premiação, o que é uma dupla satisfação. Além disso, ao reconhecer nosso trabalho também são homenageados os que fazem a educação pública brasileira, que mesmo com todas as dificuldades conseguem se destacar com o conhecimento que é produzido”, avalia o professor Henrique.

A egressa de Arquivologia Maria das Graças dos Santos que é natural do município de Bananeiras utilizou a sua cidade de origem como referência para o modelo de análise a ser aplicado com suas devidas ressalvas e adaptações a outros portais. A pesquisadora destaca a satisfação de ter seu trabalho reconhecido, sobretudo por tratar-se de uma ferramenta que pode possibilitar aos cidadãos fiscalizar os gastos públicos e assegurar o direito de acesso às informações.

“Estou extremamente feliz em saber que este trabalho foi premiado, pois ele foi desenvolvido a partir de muita leitura, dedicação e uma incrível parceria com professor Henrique França. É um tema com grande importância e que vale ser discutido, visto que no momento pelo qual nossa democracia está passando, muitas imposições vem sendo colocadas para dificultar ainda mais o acesso do cidadão a um bem tão importante para nossa sociedade, pois, é a partir da informação que obtemos conhecimento e segurança para lutar por nossos direitos”, declara Maria das Graças.

Também foi premiado na categoria pôster o trabalho “O uso de sistema informatizado para a produção de documentos arquivísticos no Ministério Público do Rio de Janeiro: reflexões sobre os desafios e práticas”, de autoria de Fernanda Maria Pessanha Viana Maciel, Larissa da Silva Canto Bastos e Marcelo Filgueiras Lima.

Com a temática principal “Arquivo(s) e Identidade(s)” a 9ª edição do SESA reuniu apresentações de trabalhos, painéis temáticos, conferências, mesas de discussão, workshops, palestras, atividades culturais, numa programação relacionada aos eixos temáticos: “Arquivo(s) e memória(s)”; “Epistemologia e Ciência da Informação”; “Gestão de Arquivos”; “Arquivos Digitais”; “Comunicação e acesso à informação” e “Empreendedorismo e inovação em arquivos”.

A 9ª edição do SESA, a primeira realizada fora do Brasil, contou com a participação de entidades e especialistas de Portugal, Brasil, Angola, São Tomé e Príncipe e Cabo Verde. Estiveram representando a UEPB no evento, além da idealizadora do SESA, professora Eliete Correia Santos e do professor Henrique França, os docentes Josemar Henrique de Melo, Vancarder Brito e Afonso Scocuglia, e o aluno Elvis Chaves.

A professora Eliete Correia dos Santos elogiou a organização desta edição do SESA, que foi presidida pela professora Maria Beatriz Marques, lembrou que o material apresentado no evento será divulgado no periódico Archeion, que publicará uma edição especial dedicada ao SESA, e na PBCIB, que está responsável pela memória do SESA e, além disso, em breve, os vídeos das conferências e atividades do evento serão publicizados no canal do SESA. A docente comemora o sucesso do evento que em 2021 ocorrerá na cidade do Porto, em Portugal, em 2023 irá para Luanda na África e em 2025 regressa para o Brasil.

Sobre o projeto SESA

Nascido em 2007 como projeto-piloto de ensino de gêneros acadêmicos aplicado a um componente curricular do Curso de Arquivologia da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) o projeto SESA buscava discutir a escrita acadêmica a partir do acompanhamento da produção de artigos científicos por parte dos discentes. Ainda em 2007 surgiram as primeiras discussões para a cooperação acadêmica do curso de Arquivologia da UEPB com a Universidade do Porto (UP).
Em 2012, transformou-se num projeto internacional, de natureza luso-brasileira, passando a incluir como parceiras a Universidade de Coimbra(UC), a Universidade do Porto(UP), a Universidade de Aveiro(UA) e o Instituto Politécnico do Porto (IPP).

Além de eventos, cursos de oratória, excursões pedagógicas, mostras de linguagens, palestras, mesas-redondas e publicações de artigos, o SESA tem promovido lançamento de livros que são resultado das produções coletivas dos discentes e docentes vinculados ao projeto.

A partir da sua 8ª edição, realizada em 2017, no Campus I da UFPB, em João Pessoa, o SESA ganhou uma dimensão internacional, começando a contar com a representação de especialistas de todas as universidades portuguesas parceiras. No final do evento, e no âmbito das comemorações dos “10 anos do SESA”, foi atribuído pela primeira vez o “Prêmio José Maria Jardim” criado com o objetivo de incentivar as produções científicas de alunos e professores e contribuir de forma significativa para a área de Comunicação e Informação. Na mesma época foi anunciado que este evento científico passaria a ter lugar a cada dois anos em Universidades Luso-Brasileiras, ficando decidido que a próxima edição do SESA seria em Coimbra, em 2019, e, em 2021, na Universidade Porto, em parceria com o Instituto Politécnico do Porto.

Atualmente o SESA conta com diversas parcerias interdisciplinares e entre instituições nacionais e internacionais realizando o lançamento de livros de professores das duas instituições e a participação de professores na comissão científica do projeto. Ao todos quatro instituições lusofônicas e 8 nacionais são parceiras do projeto. Na UEPB participam professores de três departamentos e Campi (I, V e IV).

Texto: Juliana Marques
Fotos: Acervo do SESA