CCBSA

CCBSA

Centro de Ciências Biológicas e Sociais Aplicadas

Sobre

14480718_1460274014000821_8458677391415947399_o

Diretores
Diretor: Jacqueline Echeverría Barrancos
Diretor adjunto: Ênio Wocyli Dantas

Secretaria

Alyne Gisele Benevides
Anunciada Travassos
Helder Viana
Kefson Felix de Farias
Lincoln Quinho
Patrícia Rolim

Assessoria de Comunicação
Juliana Marques (3223-1128/3223-1138  – Ramal 217)

Arquivo
Adriana Viegas

Infra-estrutura
Rodolfo França Lira (Assistente administrativo)
Kayo Coutinho (Mestre de obras)
André Luiz Pereira (Encanador)
Pedro Paulo de Moraes (Carpinteiro)

Coordenadoria de Extensão – Campus V
José Wilker de Lima Silva

Docentes:
Andrea Xavier de Albuquerque de Souza
Eneida Maria Gurgel de Araújo
Francisco de Assis Bezerra de Melo
José Augusto de Oliveira Neto
Maria Suely de Andrade Mesquita

CTIC – CCBSA (Coordenadoria de Tecnologia da Informação e Comunicação)
Viviane Ribeiro Coutinho Freitas Oliveira / Filipy Galiza Soares (3223-1128/ 3223-1138 – Ramal 208)

Contato
Telefone: (83) 3223-1128 e (83)3223-1138

Endereço: Rua Horácio Trjano de Oliveira, S/N, Cristo. Cep: 58071-160
E-mail: campusv@uepb.edu.br / Grupo no Facebook: UEPB Campus V
Atendimento: das 8 às 21 horas

Criado em 2006, após a conquista da autonomia financeira que viabilizou a expansão da UEPB, o Campus V – Ministro Alcides Carneiro trouxe para o litoral do Estado cursos pioneiros e formações com o intuito de atender a uma demanda local, como os Bacharelados em Arquivologia, Relações Internacionais e Ciências Biológicas.

A escolha de Alcides Carneiro para nomear o Campus V da UEPB deu-se por ocasião do centenário de nascimento do ilustre paraibano, completado em 2006. Além disso, foi considerada a relevante atuação do homenageado, tanto como homem público, tendo sido Deputado Constituinte em 1946, assumido interinamente a Presidência da República e exercido outros cargos no âmbito federal, e também como homem das letras, tendo sido imortalizado pela Academia Paraibana de Letras.

Histórico

A aula inaugural aconteceu em 28 de agosto de 2006, com a palestra “A Nação brasileira”, sobre a função social da universidade pública, proferida pelo professor doutor Manoel Domingos Neto, consultor da instituição e ex-vice-presidente do Conselho Nacional de Pesquisa (CNPq).

Naquele momento, a reitora da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), Marlene Alves Sousa Luna, em sua saudação aos alunos, desejou as boas vindas e afirmou que o objetivo da UEPB era de formar jovens comprometidos e contribuir com o desenvolvimento do Litoral.  Ela destacou que o curso de Relações Internacionais só existia na Universidade de Brasília (UnB), na Universidade Federal da Bahia e naquele momento estava sendo instalado em João Pessoa, no Campus V da UEPB.

Em sua fala a reitora avaliou ainda a importância do curso de Arquivologia para a região e do curso de Biologia, com ênfase em Ecologia, comemorando o fato de que os alunos teriam a oportunidade de conhecer melhor o litoral, a mata atlântica, o mar, a flora, a fauna.

No semestre 2007.2 as instalações da ESPEP já não possuíam capacidade para acomodar os três cursos do Campus. Desse modo, foram transferidos os cursos de Relações Internacionais e as graduações realizadas na modalidade a distância, de Administração e de Geografia, também oferecidos no Campus V, para o prédio localizado na Av. Epitácio Pessoa, 1090 – Torre. Os outros dois cursos do Campus permaneceram no mesmo local.

Em 2009 todos os cursos foram reunidos novamente em uma unidade na Avenida Monsenhor Walfredo Leal, 487, no bairro de Tambiá. Neste mesmo ano foram iniciadas as atividades acadêmicas do Programa de Pós-Graduação em Relações Internacionais (PPGRI), primeiro das regiões Norte e Nordeste, recrutando alunos oriundos tanto do interior do estado, como também de estados vizinhos.

A princípio, no momento da fundação, a direção do Centro de Ciências Biológicas e Sociais Aplicadas (CCBSA), Campus V, ficou a cargo da professora e Pró-Reitora de Pós-Graduação e Pesquisa, Dra. Marcionila Fernandes. Em outubro de 2006, a professora Terezinha de Jesus Costa assume tal função, passando-a, em setembro de 2010, para o professor Elquio Eleamen. Em 2012 o professor Francisco Jaime, assumiu a função de diretor do CCBSA, reassumindo o cargo em 2014. No ano de 2016, a professora Jacqueline Echeverría Barrancos assumiu

Estrutura Atual

Em 2011 o Campus V foi transferido para a Escola José Lins do Rego com o objetivo de oferecer uma estrutura mais adequada aos estudantes da Instituição, já que o antigo prédio não comportava o número de alunos cada dia maior dos bacharelados em Arquivologia, Ciências Biológicas e Relações Internacionais, Mestrado em Relações Internacionais e Núcleo de Línguas.

A sede atual do Campus V da UEPB conta com uma estrutura composta por laboratórios; salas de aula com tela de projeção elétrica retrátil, aparelho de data show e acesso à Internet; biblioteca composta por espaços individuais de leitura e um acervo de mais de 10 mil livros e auditório, num espaço de 6 mil m² de área construída e 12 mil m² de área total.