CCBSA

CCBSA

Centro de Ciências Biológicas e Sociais Aplicadas

Seminário de Saberes Arquivísticos realiza inscrição de ouvintes até o dia 5 de agosto

17 de julho de 2017

Com o objetivo de aguçar o debate de questões inerentes à Arquivologia no cenário atual e vislumbrar a inovação científica a partir de demandas e entornos sociais, o projeto de extensão “Uma proposta dialógica de ensino de gêneros acadêmicos: nas fronteiras do projeto SESA”, vinculado ao curso de Arquivologia da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) promove, de 16 a 18 de agosto, no Campus I da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), em João Pessoa, a 8ª edição do Seminário de Saberes Arquivísticos. As inscrição para ouvintes que desejarem acompanhar as atividades que integram a programação do evento são realizadas até o dia 5 de agosto no endereço eletrônico do evento.

Com a temática central “Arquivologia: convergências e perspectivas”, o evento, que é realizado pela UEPB em parceria com a UFPB e instituições portuguesas vinculadas ao projeto SESA, busca articular o diálogo da Arquivologia com outros campos de conhecimento, em uma postura interdisciplinar, favorecendo o desenvolvimento científico e inovador da teoria e da prática arquivística mediante estudos do saber e fazer arquivístico.

“Tendo o diálogo como requisito inerente em nossa prática universitária, há dez anos, desenvolvemos um projeto de cooperação acadêmica com várias universidades do Brasil e de Portugal. Entre diversas atividades de ensino, pesquisa e extensão do Projeto SESA, os Seminários sempre aconteciam de maneira regional. A edição desse ano conta com a parceria da UFPB e de outras instituições que colaboram com o nosso projeto desde a fundação”, explicou a coordenadora do projeto SESA, professora Eliete Correia dos Santos.

Os trabalhos inscritos no evento serão apresentados em duas linhas temáticas: “Arquivo, linguagem e memória”, que contempla a Arquivologia na sua construção histórica, diversidade de abordagens e suas novas possibilidades de configurações epistemológicas no plano internacional e nacional; e “Saberes e fazeres no campo arquivístico”, que é voltada aos aspectos teóricos e metodológicos da Arquivologia, focando nas discussões epistemológicas e conceituais do campo arquivístico e seus processos, objetos, atores, interfaces e dinâmicas.

A conferência de abertura do evento está prevista para o dia 16 de agosto às 19h30, no Câmpus I da UFPB, com o tema “A arte dos arquivos e o arquivo dos artistas”, que será discutido pelo professor da UFRJ, Mauricio Lissovsky, tendo como debatedora a docente da UFPB, Isa Maria Freire.

Durante o evento serão realizadas palestras, mesas-redondas, lançamento de livros, sessões de comunicação oral e minicursos com a participação de pesquisadores da UEPB, UFPB, UFRJ, Universidade de Coimbra, Instituto Politécnico do Porto, Universidade de Aveiro e Universidade de Brasília (UnB). Outras informações podem ser obtidas através do endereço eletrônico http://www.ufpb.br/evento/lti/ocs/index.php/viii/sesa.

Texto: Juliana Marques