Reitoria e Campus V da UEPB têm requerimento de voto de aplauso aprovado pela Assembleia Legislativa da Paraíba

9 de novembro de 2018

Em alusão aos 12 anos de existência do Centro de Ciências Biológicas e Sociais Aplicadas (CCBSA) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) e ao esforço desempenhado pelo reitor, pro-reitores, professores, técnicos-administrativos e estudantes na preservação dessa instituição considerada “patrimônio do povo paraibano”, foi aprovado o [wpfilebase tag=fileurl id=454 linktext=’requerimento de voto de aplauso’ /] da Assembleia Legislativa do Estado da Paraíba destinado à UEPB e Campus V.

A propositura do Voto de Aplausos foi do deputado Raniery Paulino e recebeu aprovação por unanimidade dos deputados. Em sua justificativa, o parlamentar destacou a importância da UEPB e do Campus V para o Estado, enfatizou a necessidade de maior valorização dessa instituição e lembrou das atividades realizadas em comemoração aos 12 anos da UEPB em João Pessoa.

“Foi indubitavelmente um momento de reflexão e celebração das conquistas, mas, sobretudo dos desafios que estão por vir e exigirão de todos nós muita união e perseverança para a promoção do crescimento dessa indispensável instituição de ensino superior da Paraíba, tanto sob o ponto de vista da melhoria em seu orçamento, e consequente aumento dos Campus; número de alunos contemplados; qualidade estrutural; quanto na valorização dos profissionais que a compõem”, avalia o deputado.

Na propositura, Raniery Paulino faz menção, ainda, à programação alusiva aos 12 anos do Campus V, realizada nos dias 28 e 29 de agosto de 2018, com destaque para a Mesa redonda “Femicídio e seus aspectos”, que além da presença do referido deputado, contou com a participação do reitor da UEPB, Antônio Rangel Júnior; da diretora do CCBSA, professora Jacqueline Barrancos; da pesquisadora Martha Simone Amorim; da vereadora Sandra Marrocos; do procurador do Ministério Público Federal, Sérgio Rodrigo Pimentel de Castro Pinto, e da estudante do 4º ano de Relações Internacionais da UEPB, Cauana Gomes.

Aniversário do CCBSA

Criado em 2006, após a conquista da autonomia financeira que viabilizou a expansão da UEPB, o Câmpus V – Ministro Alcides Carneiro conta com os Bacharelados em Arquivologia, Relações Internacionais e Ciências Biológicas, Mestrado em Relações Internacionais e Núcleo de Línguas. Para celebrar os 12 anos de existência foram promovidos debates, mostra científica, apresentações culturais, oficinas, com a temática central: “12 anos – Política social e colaborativa: a ressignificação além das fronteiras”.

Na ocasião do aniversário de 12 anos do Campus V, o reitor da UEPB, professor Rangel Júnior, enfatizou a necessidade de entendimento de que a UEPB é fruto de uma construção coletiva, que deve superar questões relacionadas a intransigência, intolerância e incapacidade de dialogar que predominam nas relações sociais da atualidade.

A diretora do CCBSA, professora Jacqueline Barrancos, relembrou a trajetória de superações pelas quais passou o Câmpus V, e enalteceu o papel dos poderes executivo e legislativo para apoiar a consolidação do CCBSA e contribuir com políticas educacionais que proporcionem o desenvolvimento da economia do nordeste e do país.