Projetos de iniciação científica de docentes do CCBSA são aprovados em edital do PIBIC 2017/2018 em diversas áreas

31 de julho de 2017

A Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa (PRPGP) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) divulgou na sexta-feira (28) a relação dos projetos de Iniciação Científica aprovados no Edital 01/2017 PRPGP/UEPB – Cota 2017/2018. Foram aprovados 26 projetos de docentes do Centro de Ciências Biológicas e Sociais Aplicadas (CCBSA), em várias áreas.

Na área de Ciências Biológicas foram aprovados os trabalhos: “Estudos filogenéticos e evolutivos das beta-lactamases do tipo TEM”, tendo como orientadora a professora Daniela Pontes; “Associação entre dieta e ingestão de microplásticos em peixes estuarinos” e “Ecomorfologia de peixes estuarinos”, ambos orientados pela docente Ana Lúcia Vendel; “Efeitos do tráfego e ruído náuticos sobre o ambiente acústico estuarino-recifal e peixes de alta relevância ecológica e conservacionista” e “Comportamento acústico de cavalos-marinhos (Hippocampus SPP.) em ambiente natural”, tendo a professora Tacyana Pereira Ribeiro de Oliveira como orientadora e “A atividade do mecanismo MXR em brânquias de Emerita Portoricensis Schmitt 1935 (Crustacea, Decapoda, Hippidae) como biomarcador de contaminação Aquática em praias da Paraíba”, de autoria da docente Enelise Marcelle Amado.

A área de Ciências Sociais Aplicadas contou com os projetos “Os direitos humanos e a influência da política de segurança alimentar nas áreas de conflito mundial”, coordenado pela professora Luíza Rosa; “O sistema interamericano de direitos humanos: horizonte de mudanças”, tendo como orientadora a professora Giuliana Dias Vieira; “Empreendedorismo em organizações arquivísticas e bibliotecas: análise do impacto do modelo de negócios Canvas em órgãos públicos da cidade de João Pessoa – PB”, coordenado pela docente Jacqueline Echeverría Barrancos; “Acordo Verde: a percepção ambiental do trabalho dos catadores/as de materiais reutilizáveis e recicláveis”, orientado pela professora Maria de Fátima Ferreira de Araújo.

E ainda, “O estado da arte dos refugiados, deslocados internos, deslocados ambientais e apatriados no Brasil: atualização do diretório nacional da ACNUR de teses, dissertações, Trabalhos de Conclusão de Curso de Graduação, artigos e livros (2007 a 2017)”, tendo como orientadora a professora Andrea Maria Calazans Pacheco Pacífico; “Linguagem, Cultura e memória: investigando as fronteiras do projeto SESA”, coordenado pela professora Eliete Correia dos Santos; “As relações interdisciplinares na Arquivologia como ferramenta de identificação para acervos de instituições extintas”, tendo como orientador o professor Josemar Henrique de Melo; “A fotografia digital como instrumental de preservação de acervos histórico-esco”, de autoria do docente Ramsés Nunes e Silva; “Funções arquivísticas em ambientes digitais”, coordenado pelo professor Sânderson Lopes Dorneles e “Bases e fundamentos do processo dialogal do Direito e da Arquivologia: o Direito e a legitimação dos arquivos públicos e privados”, tendo como orientador o professor Germano Ramalho.

Na área de Ciências Humanas tivemos aprovados os trabalhos “Feminismo islâmico: os desafios à secularização como a única forma de avançar na igualdade de gênero”, coordenado pela professora Ana Paula Maielo Silva; “As operações de paz multidimensionais da ONU, Direitos Humanos e apropriação local: uma discussão no contexto do debate entre a paz liberal e paz pós-liberal”, tendo como orientadora a professora Raquel Bezerra Cavalcanti Leal de Melo; “A reforma do Conselho de Segurança e as aspirações e ações diplomáticas brasileiras por intermédio dos telegramas confidenciais”, coordenado pelo docente Carlos Enrique Ruiz Ferreira; “Política externa e relações bilaterais Brasil-China: mensuração e avaliação das relações comerciais e do fluxo de investimentos na indústria brasileira e no setor agrícola”, tendo como orientador o professor Alexandre César Cunha Leite.

E também, “Paz e violência na comunidade escolar – identificação de conflitos e estratégias de transformação”, coordenado pelo professor Fábio Nobre; “Análise das relações paradiplomáticas dos Governos municipais brasileiros para o desenvolvimento do turismo na rede Mercacidades”, de autoria do docente Julio Cesar Cabrera Medina; “Política externa e relações bilaterais Brasil-China: relações comerciais e do fluxo de investimentos na indústria brasileira e no setor agrícola”, coordenado pelo professor Alexandre César Cunha Leite e “Arquipélago de Chagos: uma história colonial esquecida”, tendo como orientador o professor Filipe Reis Melo.

O “Projeto Numérico de um arranjo linear de antenas planares utilizando a curva fractal de Koch de Nível 2”, de autoria do professor Elder Eldervitch Carneiro de oliveira, foi aprovado na área de Engenharias. E o projeto “A literatura colonial inglesa e o discurso crítico pós colonial entre Inglaterra e suas colônias no Século XIX”, da professora Mônica de Lourdes Neves Santana, foi aprovado na área de Línguística, Letras e Artes.

Aqueles que não tiveram seus projetos aprovados podem solicitar reanálise. Os pedidos de recurso devem ser encaminhados à Coordenação de Iniciação Científica da UEPB, através de solicitação protocolada até as 16h30 do dia 1º de agosto, conforme previsto no edital. Os pareceres serão disponibilizados pelo sistema e-PIC.

Acesse:
– Relação de projetos aprovados
– Requerimento Geral para pedido de recurso

Outras informações: (83) 3315-3362.