Projetos de extensão do Câmpus V promovem exibição de documentário sobre o cotidiano dos catadores

17 de novembro de 2020

O Cineclube Câmpus V, projeto de extensão vinculado ao curso de graduação em Relações Internacionais de extensão “Mobilização, inclusão e formação de catadores/as de materiais recicláveis da cidade de João Pessoa: uma experiência necessária”, vinculado ao Câmpus V da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), ambos integrantes do Programa Vivências Interdisciplinares do Centro de Ciências Biológicas e Sociais Aplicadas (CCBSA) da UEPB, promovem no dia 28 de novembro, às 8h, via Google Meet, a exibição do documentário “Catadores de História”.

O filme, dirigido pela cineasta Tania Quaresma, lançado em 2018 e premiado na 49ª edição do Festival de Brasília do Cinema Brasileiro, apresenta um retrato do cotidiano das pessoas que ganham a vida recolhendo lixo no maior lixão a céu aberto da América Latina, o Lixão da Estrutural. Apesar de ser um lugar em que crianças e adultos frequentam em condições desumanas, o local ainda abre espaço para muita solidariedade e dignidade.

Após a exibição do filme será realizado um debate com a participação do catador de materiais recicláveis, assistente de direção do documentário e pesquisador da Rede COVID-19 Humanidades, Alex Cardoso. Parceira desta ação, a Rede Covid-19 mobiliza pesquisadoras e pesquisadores de diferentes áreas das Ciências Humanas, Sociais e da Saúde do Brasil e do exterior para a produção de pesquisas que analisam os impactos sociais da Covid-19 no Brasil. Esta iniciativa é liderada pelo Programa de Pós-Graduação em Antropologia Socialda Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), em parceria com a Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ), o Instituto Brasil Plural da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), a Universidade de Brasília (UnB), a Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e o Centro Universitário Para o Desenvolvimento do Alto Vale do Itajaí (UNIDAVI).

O acesso à exibição e ao debate, que serão promovidos pelos projetos do CCBSA, ocorrerá por meio do link que será disponibilizado no Instagram do Cineclube do Câmpus V.

Texto: Juliana Marques