Projeto SESA prossegue com ações propostas em edital FAPESQ e oferta conteúdo através de canal no Youtube

11 de junho de 2020

Com o surgimento da COVID-19 e determinação de isolamento social diversos setores da sociedade tiveram que se reinventar e adequar suas demandas à nova realidade na qual a tecnologia e os ambientes digitais são elementos principais. Dessa forma, o projeto “Cooperação acadêmica, tecnológica e inovação científica: as relações internacionais do Projeto SESA”, vinculado ao curso de Arquivologia da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) e aprovado no edital da FAPESQ-PB 2018/2020, tem intensificado suas ações e ofertado vídeos com cursos, seminários e eventos que atendem não apenas á comunidade de Arquivologia e Ciência da Informação da Paraíba, mas, são voltados a diversos campos do conhecimento.

Criado com o objetivo de estabelecer a cooperação acadêmica de relações internacionais via plataformas digitais e ambientes virtuais de aprendizagem – AVA no campo da investigação na área de Ciência da Informação e da Arquivologia, bem como o registro e acesso a informações e conhecimento científico na internet e redes sociais, o projeto SESA tem ampliado seu escopo de atuação e produzido conteúdo que pode ser acessado por docentes, discente e a comunidade em geral com interesse no uso das tecnologias como mecanismo educacional.

Todo o material produzido e editado pela equipe de discentes, docentes e técnicos-administrativos vinculados ao projeto está disponibilizado no Canal do SESA no Youtube. Um exemplo destes conteúdos interdisciplinares disponíveis gratuitamente é a oficina “Ferramentas digitais para o ensino remoto” ministrada pela coordenadora do projeto SESA, professora Eliete Correia dos Santos, como parte das iniciativas da Jornada Pedagógica da UEPB cujo material já está no canal.

Também estão disponibilizados no canal do projeto os vídeos promovidos em parceria com a coordenação do curso de Arquivologia da UEPB que integram a programação da 4ª Semana Nacional de Arquivos: “Tecnologias nos currículos dos Cursos de Arquivologia”, tendo como ministrantes o professor do curso de Arquivologia Josemar Henrique de Melo e o docente da Universidade Federal Fluminense, Daniel Flores, com a mediação do coordenador do curso de Arquivologia da UEPB, professor Sânderson Lopes Dorneles (UEPB), e “Em tempos Remotos: o acesso, avanços e o papel do arquivista”, tendo como palestrantes o professor do curso de Arquivologia da UEPB, Danilo de Sousa Ferreira, que discute o acesso remoto para acervos arquivísticos, o professor Josemar Henrique de Melo, que contempla a temática “A formação dos arquivistas para o tratamento de acervos digitais”, e o professor da Universidade Federal de Pernambuco Diego Andres Salcedo, que apresenta o “Projeto Legado da Memória Postal”.

Segundo a professora Eliete Correia dos Santos a perspectiva é que aos poucos sejam disponibilizados no canal os vídeos de eventos e palestras do SESA na UEPB, na UFPB, em Coimbra, na UNIRIO, e em outras atividades realizadas nas universidades e institutos que são parceiros do projeto. A aprovação em editais de fomento permitiu a aquisição de material e montagem de estrutura adequada à produção e edição de vídeos, o que permite a operacionalização de objetivos específicos desta iniciativa tais como o desenvolvimento de videoconferências, seminários, cursos intensivos e reuniões de investigações científicas; o fortalecimento da parceria entre os grupos de professores pesquisadores brasileiros e portugueses para o desenvolvimento do conhecimento sobre a discussão dos saberes
arquivísticos e da área de Ciência da Informação e a incorporação das tecnologias digitais da informação e comunicação para promover inovação, intensificação e integração entre os envolvidos no projeto SESA.

Sobre o SESA

Realizado anualmente desde 2007, na Paraíba, Brasil, o SESA surgiu no âmbito do curso de Arquivologia com uma abrangência regional tendo como pressupostos a literacia informacional e o “letramento” dos discentes do curso de Arquivologia da UEPB. Inicialmente o projeto contava apenas com a colaboração científica de diversas universidades brasileiras, como a Universidade Estadual de Londrina, a Universidade Estadual Paulista, a Universidade de Brasília e a Universidade Federal da Bahia. A partir de 2012, transformou-se num projeto internacional, de natureza luso-brasileira, passando a incluir como parceiras a Universidade de Coimbra (UC), a Universidade do Porto (UP), a Universidade de Aveiro (UA) e o Instituto Politécnico do Porto (IPP).

Desde o lançamento do primeiro volume da coleção “Arquivologia”, no ano 2013 (1º trimestre, no Brasil, e em 31 de outubro, em Portugal, no âmbito de um Workshop de Arquivística que teve lugar no Arquivo da Universidade de Coimbra) a Universidade de Coimbra passou a integrar a comissão científica e o corpo editorial da coletânea de textos publicada pelo projeto, constituída por dois volumes, um que contempla os trabalhos de alunos e outro o dos membros da comissão científica.

A partir de 2014, o projeto ganhou contornos multidisciplinares, atuando como um elemento importante para a pesquisa e o ensino em Arquivologia e Ciência da Informação. Ao longo das oito edições realizadas e em cooperação acadêmica com instituições portuguesas e brasileiras o projeto SESA conduziu à realização de diversas conferências, palestras, minicursos e oficinas, as quais tiveram um impacto direto para os docentes e discentes do curso de Arquivologia da UEPB.

Durante a 8ª edição do SESA realizado no Campus I da UFPB, em João Pessoa, PB, entre os dias 14 a 18 de agosto de 2017, o SESA ganhou uma particular expressão, passando a ser desenvolvido conjuntamente por duas universidades da única cidade do Brasil em que são oferecidos dois cursos de Arquivologia em instituições públicas, e uma dimensão internacional, começando a contar com a representação de especialistas de todas as universidades portuguesas parceiras. No final do evento, e no âmbito das comemorações dos “10 anos do SESA”, foi atribuído pela primeira vez o “Prêmio José Maria Jardim” criado com o objetivo de incentivar as produções científicas de alunos e professores e contribuir de forma significativa para a área de Comunicação e Informação. Foi igualmente anunciado que este evento científico passaria a ter lugar a cada dois anos em Universidades Luso-Brasileiras, ficando decidido que a 9ª edição do SESA seria em Coimbra, em 2019, e a 10ª edição em 2021, na Universidade Porto, em parceria com o Instituto Politécnico do Porto.

A 10ª edição do SESA está prevista para ocorrer em Porto, Portugal, em 2021, e em 2023 o evento será sediado em Luanda, na Angola.

Texto: Juliana Marques