Projeto SESA divulga edital para a seleção de bolsista do curso de Arquivologia

17 de março de 2017

O projeto de extensão “Uma proposta dialógica de ensino de gêneros acadêmicos: nas fronteiras do projeto SESA”, que é vinculado ao curso de Arquivologia do Campus V da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), inscreve, de 20 a 23 de março, os estudantes interessados em concorrer à vaga de bolsista. A concessão de bolsas enquanto experiência pedagógica tem por objetivo desenvolver e aprimorar o letramento digital do bolsista, contribuindo para a sua formação integral.

Podem concorrer à seleção estudantes do curso de Arquivologia, desde que não estejam cursando o primeiro período ou sejam concluintes, com Coeficiente de Rendimento Acadêmico igual ou superior a sete e não possuir qualquer outra atividade inscrita na modalidade de bolsa.

Os interessados em participar da seleção devem apresentar, na secretaria do curso de Arquivologia, para inscrição os seguintes documentos: requerimento de inscrição entregue na Secretaria do curso ao qual o projeto é vinculado; declaração de que está regularmente matriculado e frequentando o curso; Curriculum Vitae, contendo informações comprovadas por documentos hábeis sobre a situação acadêmica e profissional; além de cópia da Carteira de Identidade e do CPF.

A seleção será realizada nos dias 27 e 28 de março, às 14h, em uma sala do Campus V a ser divulgada posteriormente. E o resultado será divulgado no dia 30 do mesmo mês.

Sobre o projeto SESA

O projeto SESA foi iniciado a partir da experiência nas aulas dos componentes curriculares “Oficina de Textos I e II”, do curso de Arquivologia. “Ao introduzirmos o estudo dos gêneros acadêmicos, as discussões dos alunos em sala de aula revelaram as dificuldades temáticas, composicionais e linguísticas. A maioria deles apresentou insegurança e medo ao falar em público e ao escrever textos”, esclareceu a professora Eliete Santos.

Ela ainda acrescentou que “nessa perspectiva, em parceria com as professoras Francinete Fernandes, ministrante dos componentes curriculares ‘Análise documentária I e II’ e ‘Fundamentos Arquivísticos’ e Elisângela Mendonça, responsável pela disciplina de ‘Metodologia Científica’ pensamos na realização de um trabalho, de caráter interdisciplinar, no qual os alunos pudessem produzir artigos científicos que seriam orientados pelas docentes segundo a perspectiva de cada um desses componentes curriculares e seriam expostos e avaliados como trabalho final de todas as disciplinas”.

Essa experiência resultou no Seminário de Saberes Arquivísticos (SESA), cujas apresentações estavam na modalidade de comunicação oral e foram publicados, internamente, em um CD de anais de cada semestre. As várias edições do SESA, realizadas de 2007 a 2010, resultaram, nessa fase inicial, em mais de 200 artigos científicos, publicados em periódicos da área, apresentados em eventos da própria UEPB e de outras instituições, e, em alguns casos, os estudantes escolheram a temática abordada em seus artigos para transformá-los nos Trabalhos de Conclusão de Curso.

Parte destas produções foi selecionada pelas professoras Eliete Correia Santos e Francinete Fernandes, que submeteram os trabalhos a pesquisadores de renome nacional e internacional, a exemplo da professora Heloísa Belloto, da USP, Fernanda Ribeiro, da Universidade do Porto, Angélica Martins, da UnB, além de outros docentes de relevância na área de Arquivologia e Linguagem. O resultado desta seleção é o livro “Seminários de saberes arquivísticos: Práticas de Leitura e Escrita na Universidade”, lançado em 2013. Além dessas ações já realizadas, o projeto e desenvolvido de forma contínua com excursões pedagógicas, mostras de linguagens, palestras, mesas-redondas, cursos e publicações de artigos e livros.

Recentemente, foram publicados no periódico Tarairiú os artigos resultantes do 7º Seminário de Saberes Arquivísticos, realizado de 31 de agosto a 2 de setembro no Campus V.

Confira o edital completo: