Projeto do curso de Arquivologia promove palestra com pesquisador da UEPB sobre Paleografia

20 de março de 2017

O projeto de extensão “Uma proposta dialógica de ensino de gêneros acadêmicos: nas fronteiras do projeto SESA”, que é vinculado ao curso de Arquivologia do Campus V da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), promove, na quarta-feira, 22 de março, às 9 e 19h, no auditório Pioneiros, a palestra “Paleografia: a variação diacrônica da linguagem e o processo de leitura dos documentos”, com o pesquisador da UEPB, Juvandi de Souza Santos.

A Paleografia tem a finalidade de decifrar e conhecer as formas de escritas antigas, alfabetos antigos, significados de símbolos, entre outros, tornando-se de fundamental importância para o entendimento da história e cultura das civilizações antigas. Através da decifração obtida pelos arquivistas e paleógrafos, os historiados e arqueólogos conseguem obter dados importantes através dos documentos escritos.

O palestrante, professor Juvandi Santos, é pós-doutor em História/Arqueologia (Ênfase em Arqueologia Pré-Histórica) pela PUC/RS, pós-doutor em História/Arqueologia (ênfase em Arqueologia Histórica Missioneira) na PUC/RS e realiza, atualmente, um terceiro estágio pós-doutoral na Universidade de Coimbra, com ênfase em História e Arqueologia Histórica Militar, com término previsto para 2018.

Coordena o Laboratório de Arqueologia e Paleontologia da UEPB (LABAP/UEPB) e o Museu de História Natural da UEPB (MHN/UEPB). Também é coordenador do Grupo Paraíba de Espeleologia (GPE/UEPB); é editor da Revista Eletrônica Tarairiú, periódico semestral do LABAP/UEPB; membro efetivo do Instituto Histórico de Campina Grande – IHCG; do Instituto Histórico e Geográfico do Cariri – IHGC; membro como Sócio Honorário do Instituto Histórico e Geográfico de Serra Branca (IHGSB); membro consultor da revista Memosine, da UFCG; membro da Sociedade Brasileira de Arqueologia (SAB); membro da Sociedade Brasileira de Espeleologia (SBE); membro da Sociedade Brasileira de Paleontologia (SBP); é presidente do Grupo Paraíba de Espeleologia (GPE-UEPB), dentre outros títulos