Projeto de pesquisa do curso de Relações Internacionais é premiado durante Encontro de Iniciação Científica da UEPB

7 de dezembro de 2020

“O ingresso de crianças e adolescentes salvadorenhos em pandillas – resultado da vulnerabilidade social de El Salvador”, esse é o título de trabalho que foi escolhido como primeiro colocado na área de humanas no 27º Encontro de Iniciação Científica (ENIC) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), coordenado pelo professor do curso de Relações Internacionais Paulo Kuhlmann tendo como bolsista a estudante da graduação em Relações Internacionais Laura Beatriz Vieira.

A pesquisa premiada foi desenvolvida no âmbito do Grupo de Estudos de Paz e Segurança Mundial da Universidade Estadual da Paraíba (GEPASM/UEPB) e articulada à atuação extensionista do Projeto Universidade em Ação (PUA), ambos vinculados aos cursos de graduação e pós-graduação em Relações Internacionais. De acordo com o professor Paulo Kuhlmann, no GEPASM são desenvolvidos estudos sobre crianças e adolescentes em situações vulneráveis nas favelas e periferias urbanas para entender sobre o que leva um jovem excluído a buscar um caminho que lhe dê identidade, mas não o empodera.

“O trabalho de Laura está muito sério, aprofundado e ela tem domínio do assunto. No GEPASM, algumas pessoas estudam as crianças e adolescentes que vão para o tráfico, para gangues, para grupos extremistas islâmicos terroristas e as formas de impedir que isso ocorra. No PUA também temos trabalhado direcionados à esse objetivo desde 2011, preocupados com a violência das periferias. E a gente sempre se preocupou em como construir a paz e diminuir a violência. Por isso começamos a estabelecer contatos com o Grupo de Pesquisa: Criança, Sociedade e Cultura (CRIAS), que é coordenado pela professora Flávia Pires, e com o Núcleo de Pesquisa e Estudos sobre o Desenvolvimento da Infância e Adolescência (NUPEDIA), coordenado pela professora Maria Fátima, ambos os grupos da UFPB com estudos sobre crianças e adolescentes”, explicou o professor Paulo Kuhlmann.

Diante dessa conjuntura, a pesquisa apresentada durante o ENIC evidencia a realidade de estudos ancorados na vulnerabilidade social, que ganham protagonismo, a partir dos anos 1990, promovendo uma compreensão do fenômeno da pobreza e suas consequências para além da perspectiva baseada em variáveis puramente econômicas. Neste sentido, a partir da realidade de El Salvador, os pesquisadores puderam aferir que variáveis influenciam as crianças e adolescentes salvadorenhos no ingresso em pandillas, gangues ligadas ao tráfico de drogas e à violência, com forte presença no Triângulo Norte da América Central e, assim, a vulnerabilidade social está intrinsicamente ligada à violência juvenil e invisibilização desses indivíduos por parte da sociedade e do Estado.

Texto: Juliana Marques