Projeto de extensão que usa a fotografia com dispositivos móveis como ferramenta pedagógica realiza exposição virtual

15 de dezembro de 2020

“Flora afora: olhares através das lentes”, esse é título da exposição fotográfica virtual dos registros feitos pelo estudantes que participaram do curso de mobgrafia que integra as ações do projeto de extensão “A mobgrafia como ferramenta pedagógica no ensino da Botânica”, vinculado ao curso de Ciências Biológicas do Câmpus V da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB).

A exposição, disponível no link https://padlet.com/floraafora/75xx4981rnbt90f2, reúne fotos de vários municípios paraibanos como João Pessoa, Cabedelo, Bayeux, Santa Rita, Serra da Raiz, e de Pernambuco e Distrito Federal.

O curso que culmina com a exposição foi realizado durante os meses de outubro e novembro de 2020, com os alunos do Curso de Ciências Biológicas da UEPB. A iniciativa conta com a coordenação da técnica-administrativa da UEPB, Tatiana Ponce de Leon Amorim, com a colaboração da técnica Alena Sousa de Melo, do professor Sérgio Romero Xavier e das estudantes Natalia Cardoso, que é bolsista do projeto, e Laura Reis.

“Inicialmente tínhamos como público alvo os alunos de Ensino Médio de escolas públicas, mas devido a pandemia tivemos bastante dificuldade na execução de forma remota do projeto. Então tivemos que nos adaptar à nova realidade”, explica Tatiana Amorim.

Este projeto foi idealizado a partir do entendimento de que a fotografia realizada com aparelhos móveis, smartphones e tablets, o que se convencionou chamar de mobgrafia, poderia auxiliar no ensino da botânica, despertando o interesse de uma geração que está inserida num contexto fortemente caracterizado pela presença das tecnologias. A iniciativa que foi aprovada no edital PROBEX 2019/2020 e, recentemente, obteve renovação para a cota 2020/2021, atua no sentido de consolidar mais um recurso pedagógico que pode ser utilizado tanto no âmbito do curso de Ciências Biológicas do Campus V da UEPB como para estudantes do ensino médio.

“A fotografia macro é fantástica, porque mostra detalhes que normalmente passam despercebidos aos olhos humanos. São detalhes encantadores que prendem a atenção e despertam a curiosidade das pessoas. Desse modo surgiu a primeira ideia do projeto: a união da arte da fotografia com a beleza da botânica. Ou seja, o aprendizado do conteúdo da botânica tornando-a mais interessante a partir das lentes de um smartphone, de uma forma mais dinâmica, lúdica e artística”, avalia a coordenadora do projeto.

Após a readequação do projeto para o período pandêmico e realização da exposição fotográfica como atividade de encerramento do ano de 2020 as fotos produzidas durante o curso serão avaliadas por uma comissão técnica composta por profissionais da área como o professor Rostand Melo, Allan Luna, Tiago Cardoso e Luiza Alexandre, que irão escolher as melhores produções. O resultado deverá ser divulgado em breve pela equipe no Instagram @foconabotanica.

Texto: Juliana Marques