Projeto de extensão do CCBSA em parceria com secretaria de saúde de João Pessoa promove vacinação contra gripe no Campus V

17 de maio de 2019

O projeto “Universidade Saudável: estudos, planejamento e desenvolvimento de atividades relacionadas à prevenção primária”, vinculado ao curso de Ciências Biológicas do Campus V da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), promove, na quarta-feira, 22 de maio, das 9 às 15h, na sala dos professores do Campus V da UEPB, a vacinação contra a gripe. A iniciativa ocorre em parceria com a Secretaria de Saúde do Município de João Pessoa, por meio do Distrito Sanitário II.

O público-lavo da iniciativa são os idosos com mais de 60 anos, as gestantes, as crianças maiores de 6 meses e menores de 6 anos, as mães no pós-parto (até 45 dias), doentes crônicos, pessoas com necessidades especiais, professores, profissionais da saúde, profissionais das forças de segurança e salvamento.

Essa ação integra as diversas atividades desse projeto que, de acordo com o coordenador , professor Marcos Costa,  “é baseado nas diretrizes do Programa de Saúde na Escola (PSE) do Ministério da Saúde e do Ministério da Educação, Decreto Presidencial nº 6.286, e tende a fixar seus alicerces na mudança dos hábitos de vida e na visão geral dos seus participantes quanto os cuidados individuais e coletivos em saúde aproximando os conteúdos relacionados à saúde e a educação como fundamentos na formação do profissional e na construção de cidadãos plenos no usufruto da cidadania”.

Durante o mês de maio estão sendo realizadas ações relacionadas à endometriose, hipertensão e diabetes, fibromialgia, prevenção aos acidentes de trânsito, talassemia, lúpus, alergia, uso racional de medicamentos, entra outras temáticas.

Também está programada para o dia 30 de maio, às 9h, no auditório Pioneiros, a palestra sobre diversidade sexual e o enfrentamento da discriminação e violência contra grupos LGBT em alusão ao “dia internacional de combate à homofobia”, a ser realizada com o psicólogo e coordenador do Centro de Cidadania LGBT de João Pessoa Roberto Cezar de Souza.

Texto: Juliana Marques