Projeto de extensão do Campus V realiza curso gratuito de compostagem com gestora ambiental da SEDAP

6 de maio de 2019

Estudantes, docentes e técnicos-administrativos do Campus V da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) participaram, na quinta e sexta-feira (3), da etapa teórica do curso “Compostagem: teoria e prática”, que integra as ações do projeto de extensão “Compostagem doméstica: uma solução simples e eficaz”.

O curso é ministrado pela gestora ambiental da Diretoria de Abastecimento e Serviços Agrícolas, que é vinculada à Secretaria de Estado do Desenvolvimento da Agropecuária e da Pesca (Sedap) da Paraíba, Silvana Alves. Segundo Silvana a formação já é ministrada em instituições estaduais, escolas, presídios, assentamentos rurais, Organizações Não Governamentais, entre outros.

Durante as aulas teóricas foram abordadas questões como a destinação inadequada dos resíduos, a legislação relacionada ao plano nacional de resíduos sólidos, a coleta seletiva, entre outras questões. As atividades práticas serão realizadas no dia 14 de maio, na Diretoria de Abastecimento e Serviços Agrícolas no bairro do Cristo.

“Hoje em dia há uma grande preocupação com a reciclagem do lixo seco mas, o lixo doméstico orgânico, que corresponde a 70% do lixo produzido, é encaminhado aos aterros e produz resíduos tóxicos que agridem o meio ambiente. Então, criamos esse curso com o objetivo de dar a nossa contribuição para um ecossistema mais equilibrado”, explica o coordenador do projeto, professor Ênio Wocyli Dantas.