Projeto Cinema no Campus V tem início com exibição de documentário sobre a participação dos Estados Unidos no Golpe de 1964

17 de março de 2017

Com o objetivo de propiciar discussões e reflexões sobre questões sociais, políticas, culturais e econômicas utilizando o cinema como canal propiciador desses debates, um grupo de docentes dos cursos de Relações Internacionais e Arquivologia do Campus V da Universidade Estadual da Paraíba, inicia nesta quinta-feira, 16 de março, às 14h, as atividades do projeto “Cinema no Campus V” com a exibição do filme “O dia que durou 21 anos”.

O projeto, encabeçado pelo professor Filipe Reis, conta com a participação dos professores Carlos Enrique Ruiz, Vancarder Brito e Henrique França, promoverá exibições de filmes e debates a cada 15 dias, voltadas a estudantes da graduação e do ensino médio da Escola Estadual José Lins do Rêgo.

Nessa primeira edição do projeto participaram estudantes do 1º ano do ensino médio, que tiveram contato com esse documentário que mostra a influência do governo dos Estados Unidos no Golpe de Estado no Brasil em 1964.

De acordo com o professor Filipe Reis a escolha da temática a ser discutida considerou o momento político e social vivenciado no Brasil atualmente e importância da universidade suscitar discussões que despertem o senso crítico no público jovem. Após o filme a professora Sílvia Garcia lançou algumas reflexões para o público presente no evento.