PROGRAD promove Jornada Pedagógica On-line com foco na aplicação de ferramentas digitais no ensino superior

9 de junho de 2020

A Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) promove, entre os dias 10 e 27 de junho, mais uma edição da Jornada Pedagógica Docente da Instituição. Dessa vez, as atividades ocorrerão integralmente através da internet, uma vez que as atividades presenciais da Universidade continuam suspensas em face à propagação e infecção iminentes do novo coronavírus. Assim, as discussões sobre as transformações culturais e tecnológicas e seus impactos na educação terão continuidade já a partir desta quarta-feira (10).

O primeiro minicurso intitulado “Ferramentas digitais para o ensino remoto”, será ministrado nos dias 10, 11 e 12 de junho, às 15h pela professora do Câmpus V da UEPB, Eliete Correia dos Santos. O conteúdo está dividido em três módulos: visão geral sobre a ressignificação do ensino remoto em época de pandemia com a utilização do Google Sala de aula e como criar e compartilhar documentos online usando ferramentas de edição de texto, planilhas, apresentações e formulários de pesquisa; criação de videoaulas: planejamento, gravação e edição de aulas online; melhorar a experiência em sala de aula: sugestões de ferramentas digitais para o ensino remoto.

De acordo com a professora Eliete que já havia atuado nas demais Jornadas Acadêmicas promovidas pela UEPB, essa iniciativa da PROGRAD é importante para que os docentes possam buscar alternativas de superar os desafios postos a partir da realidade educacional da atualidade. “Essa iniciativa é excelente diante desse período de mudança da educação, no qual os professores precisam se adaptar a essa nova realidade. Ninguém foi formado para dar aula virtual, não apenas os alunos tem impacto, mas, os professores também precisam de adaptar e entender como executar suas atividades. Nesse sentido, abre-se uma reflexão sobre a possibilidade no futuro de um ensino remoto, ou um modelo híbrido, e acho importante que PROGRAD nos dê essa oportunidade de refletirmos sobre essas questões. Espero que os professores abracem essa oportunidade como desafios que temos que enfrentar”, avalia a docente.

Também estarão em pauta para o debate ao longo da jornada os seguintes assuntos: “Sala de aula invertida”, “Google meet e outros aplicativos para videoconferência”, “Socrative e gamificação”, “Metodologias ativas”, “Webquest – trilha didática para o ensino” e “Podcast – uma mídia para o ensino”. Os professores ministrantes e os horários de cada encontro estão disponíveis clicando AQUI.

Nos últimos anos, a UEPB vem realizando a Jornada Pedagógica Docente e, em todas as edições, seus professores são convidados a refletir sobre as transformações culturais e tecnológicas e seus impactos na educação. Nelas, foram promovidos vários minicursos ou oficinas tendo como base o compartilhamento de experiências exitosas de professores da própria Instituição.

Nessa perspectiva, a Jornada Pedagógica Docente, enquanto espaço de discussão e troca de experiências entre os docentes da graduação e entre estes e a PROGRAD, tendo em vista a reflexão e o aprimoramento da atividade docente, tem sua continuidade com a oferta de minicursos disponibilizados por meio de plataformas digitais, buscando a ampliação da experiência docente com o uso educacional de ferramentas e mídias digitais para a realização do ensino não presencial em contexto excepcional.

Para se inscrever na Jornada Pedagógica Docente On-line basta clicar AQUI.

Texto: Givaldo Cavalcanti e Juliana Marques