Pro-reitoria Estudantil e Coordenadoria de Relações Internacionais participam de programação voltada aos calouros do Campus V

19 de fevereiro de 2019

Este slideshow necessita de JavaScript.

Com o objetivo de apresentar aos calouros do período letivo 2019.1 os diversos serviços oferecidos pela Pro-reitoria Estudantil, Coordenadoria de Relações Internacionais e Biblioteca Afonso Pereira, foi realizada, na manhã desta terça-feira (19), no auditório do Campus V da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) uma rodada de conversa entre os representantes dos referidos setores e os estudantes. A atividade, que também ocorrerá no turno da noite, integra a programação de recepção aos feras organizada pelas coordenações dos cursos de graduação do Centro de Ciências Biológicas e Sociais Aplicadas (CCBSA) com o apoio da direção de Centro que deverá ocorrer durante esta primeira semana de aulas.

A bibliotecária Liliane Braga Rolim apresentou os diversos serviços presenciais e virtuais oferecidos pela Biblioteca Afonso Pereira e pela equipe de profissionais que atuam no local e os recursos oferecidos para fornecer suporte informacional às atividades acadêmicas de ensino, pesquisa e extensão.

A pro-reitora Estudantil da UEPB, Núbia Nascimento, fez uma explanação sobre os diversos programas de assistência estudantil oferecidos pela PROEST, os pré-requisitos para solicitação de bolsa manutenção, o atendimento psicossocial realizado pelo setor de acordo com as demandas dos estudantes, entre outros. A pro-reitora esclareceu, ainda, que após o recadastramento dos bolsistas de programas de assistência estudantil, será lançado o edital 2019.1 para o programa de bolsa manutenção.

Na oportunidade o futuro coordenador da coordenadoria de Relações Internacionais (CoRI), Cláudio Lucena e o secretário executivo da CoRI, Christiano Cordeiro Soares, apresentaram as iniciativas e oportunidades de internacionalização da UEPB, a exemplo do programa Erasmus+ Solidaris. O estudante de Psicologia da UEPB, Ênio Neves, que chegou recentemente de uma experiência de intercâmbio na Universidade de Coimbra, apresentou a vivência acadêmica e pessoal conquistada nesse período.

O papel da universidade

A abertura da programação de recepção aos calouros do período letivo 2019.1 contou com a apresentação musical de Lula Marinho e Beto Tavares, artistas e estudantes de Arquivologia. Na sequência os docentes de cada curso presentes no evento, a diretora do CCBSA, professora Jacqueline Echeverría Barrancos, e os coordenadores de cursos foram apresentados aos estudantes.

Durante o turno da manhã foi realizada a discussão, que também será realizada à noite: “O papel da universidade no mundo contemporâneo”. Na ocasião, os coordenadores e coordenadores-adjuntos dos cursos de graduação abordaram o conceito e o papel da universidade, a história da UEPB, entre outras questões.

O evento prosseguiu na terça-feira (19), às 9 e 19h, com a apresentação dos diversos setores que compõem o Centro de Ciências Biológicas e Sociais Aplicadas (CCBSA), secretarias, bibliotecas, laboratórios, Pro-reitoria Estudantil, Coordenadoria de Relações Internacionais e Coordenação de Esporte e Lazer. Na quarta e quinta-feira, 20 e 21 de fevereiro, cada curso fez sua programação específica.

O coordenador do curso de Arquivologia, professor Henrique França, destaca a importância de iniciativas como essa que integra os públicos do três cursos de graduação do Campus V. “É uma alegria poder participar, pela primeira vez, de uma atividade de abertura de período letivo de forma integrada e cooperativa, somando esforços no diálogo e fortalecimento das pontes acadêmicas entre os cursos de Arquivologia, Biologia e Relações Internacionais. A proposta é acolhermos os novos alunos do Campus V, além de apresentarmos a eles e aos demais que porventura não conheçam a estrutura acadêmica do Campus, nossas particularidades e motivá-los a essa cultura integradora. Esse, sem dúvida, é um dos papéis da universidade no mundo contemporâneo, que por sinal é tema do diálogo que levaremos à comunidade, durante essa ação”.

Arquivologia

Na quarta-feira, a partir das 9h30, a coordenação do curso de Arquivologia promoveu a palestra “Arquivista, visibilidade profissional: formação, associativismo e mercado de trabalho”, com Katia Isabelli Melo, docente da Universidade de Brasília – UnB. Na ocasião, a docente também apresentará o livro com o mesmo nome da palestra.

A programação seguiu, nesta quinta-feira (21) com a mesa de discussão “Lei de Arquivo do Estado da Paraíba – mecanismo e perspectivas” com Irene Fernandes, Lúcia Guerra, Ana Andréa e Esmeralda Porfírio. A atividade foi pensada a partir da aprovação da Lei 11.263 que dispõe sobre a criação do Arquivo Público do Estado da Paraíba, do Sistema Estadual de Arquivos e define as diretrizes da política estadual de arquivos públicos e arquivos privados de interesse público e social.

“A aprovação da Lei que cria o Arquivo Público do Estado a Paraíba é uma vitória que precisa ser comemorada, difundida e, ainda mais, fortalecida para que saia do texto e se torne realidade. Daí a importância de apresentar, conversar a respeito. Para que toda a comunidade que faz a Arquivologia na Paraíba se engaje nesse desafio. Na semana de abertura do período letivo 2019.1, o Curso de Arquivologia da UEPB abraça essa causa”, explica o professor Henrique França.

De acordo com o professor Josemar Henrique de Melo, proponente dessa discussão, é importante que todos os estudantes de Arquivologia integrem esse debate. “É muito importante a participação dos nossos estudantes, tendo em vista que a criação de um Arquivo Público no Estado possibilita o surgimento de um laboratório para os discentes, bem como um espaço de trabalho e de estágio. É importante destacar que quando falávamos sobre Arquivos Público tínhamos que ir à Recife para vermos um, agora podemos ver aqui e podemos acompanhar as etapas de trabalho de uma instituição deste porte. Então, essa Lei é a base para a concretização de uma luta a muito desenvolvida na Paraíba e hoje podemos comemorar o início das atividades fazendo parte de um projeto que é muito maior que apenas João Pessoa, é um projeto que engloba todo o Estado”, avalia o professor Josemar.

Ciências Biológicas

Os calouros da Graduação em Ciências Biológicas tiveram um momento de recepção realizado pela coordenação do bacharelado na manhã desta quarta-feira (20) com a apresentação do Projeto Pedagógico do Curso (PPC). Além disso, questões como os projetos de pesquisa e extensão, apresentação do Centro Acadêmico e mais detalhes do curso serão abordados no componente curricular “Introdução às Ciências Biológicas”.

Relações Internacionais

O bacharelado em Relações Internacionais promoveu na quarta-feira (20) nos turnos da manhã e noite, na sala do P1, uma apresentação do PPC, do Manual do Estudante, projetos de pesquisa e extensão.
Na quinta-feira, 21 de fevereiro, a coordenação do curso promoveu uma roda de conversa destinada aos calouros com a participação de egressos do referido bacharelado e Centro Acadêmico.

Texto e fotos: Juliana Marques