Políticas públicas de empreendedorismo no Câmpus V da UEPB são apresentadas em Fórum promovido pelo Sebrae

12 de novembro de 2019

Discutir as experiências de políticas públicas de empreendedorismo realizadas no âmbito do Câmpus V da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), esse foi o objetivo principal da palestra ministrada pela professora Jacqueline Echeverría Barrancos, nesta segunda-feira (11), durante o primeiro dia de atividades do Fórum de Educação, empreendedorismo e políticas públicas, realizado em Campina Grande.

Na oportunidade, a professora Jacqueline Echeverría Barrancos apresentou a palestra “Educação empreendedora como política pública”. Doutora em Administração e atualmente diretora do Centro de Ciências Biológicas e Sociais Aplicadas (CCBSA) da UEPB a docente expôs dados sobre o empreendedorismo no Brasil e a importância da educação empreendedora nas universidades, e expôs a realidade do Câmpus V, por meio de políticas de ensino, pesquisa e extensão.

“Desde o momento da atualização do Projeto Pedagógico do Curso (PPC), no período letivo 2017.2, o bacharelado em Arquivologia conta com um componente curricular de empreendedorismo, no qual buscamos apresentar aulas expositivas e interativas, aplicação de jogos e simulações e elaboração de plano de negócios. Além disso, desenvolvemos trabalhos de extensão interdisciplinares voltados à formação continuada de empreendedores locais da comunidade, projetos de pesquisa e empresas juniores, como a Eleven, empresa júnior de Relações Internacionais, que evidenciam esse potencial empreendedor do Campus V. Mas, ainda há um longo percurso a percorrer e áreas a desenvolver para que possamos aprimorar esse perfil”, avalia a professora Jacqueline.

O Fórum de Educação, empreendedorismo e políticas públicas, promovido pelo Sebrae, segue nesta terça-feira (12) e conta com a participação de agentes de desenvolvimento, empreendedores, educadores e gestores públicos de toda a Paraíba.

Texto e fotos: Juliana Marques