Paraíba sedia 2º Encontro Brasileiro de Estudos de Paz com a participação dos principais pesquisadores do Brasil e exterior

19 de setembro de 2017

Resolução de conflitos, segurança pública, desarmamento, direitos humanos e segurança humana, cultura de paz, são alguns dos temas que serão discutidos durante o 2º Encontro Brasileiro de Estudos de Paz, que será realizado na Paraíba, de 20 a 22 de setembro, por meio de uma parceria entre a Rede de Pesquisa em Paz, Conflitos e Estudos Críticos de Segurança (PCECS), Universidade Estadual da Paraíba e Universidade Federal da Paraíba.

O evento contará com conferências, mesas de discussão, painéis, minicursos, lançamentos de livros, e mostra científica, voltados à reflexão sobre os desafios inerentes à consolidação da paz e à superação de conflitos no século XXI. Nesse sentido, de acordo com o integrante da comissão organizadora, professor Fábio Nobre, a perspectiva é possibilitar discussões sobre a paz do nível local, nas escolas e casas, por exemplo, ao nível internacional, abordando os conflitos do mundo contemporâneo.

Participam do evento mais de 100 pesquisadores e membros da sociedade civil do Brasil, Argentina, Reino Unido, Haiti, Itália, Peru e Portugal, como o pesquisador da Universidade de Manchester, Oliver Richmond, que ministrará a conferência de abertura do evento “Power and Peace in 21st Century”, na quarta-feira, 20 de setembro, às 9h, no auditório 211 do Centro de Ciências Sociais Aplicadas da UFPB. Oliver Richmond é professor pesquisador no Instituto de Pesquisa Humanitário e de Conflito e no Departamento de Política da Universidade de Manchester, Reino Unido. Ele também é professor na Escola de Estudos Internacionais da Universidade Kyung Hee, Coréia. Suas publicações incluem A Post Liberal Peace, Liberal Peace Transitions, Peace in IR e The Transformation of Peace. Ele é o editor da série de livros Palgrave, Rethinking Conflict Studies, e coeditor da revista Peacebuilding.

Além de estudantes e docentes de graduação e pós-graduação, pesquisadores e profissionais que desenvolvem estudos na área de paz, o evento contará com atividades voltadas a professores da educação básica, gestores públicos e demais interessados na superação de conflitos sem violência a partir de uma cultura de paz.

Organizado pela Rede de Pesquisa em Paz, Conflitos e Estudos Críticos de Segurança (PCECS) que conta com a participação dos principais pesquisadores da área no Brasil e exterior, e a organização local do Grupo de Estudos de Paz e Segurança Humana (UEPB/UFPB) e do Departamento de Relações Internacionais da UFPB, o evento também conta com o apoio do Programa de Pós-graduação em Relações Internacionais (PPGRI) da UEPB, Programa de Pós-Graduação em Ciência Política e Relações Internacionais (PPGCPRI) da UFPB, Programa de Pós-Graduação em Dinâmicas de Desenvolvimento do Semiárido (PPGDiDeS) da Universidade Federal do Vale do São Francisco; The Manchester University e CNPq.

Outras informações: http://pcecs.blogspot.com.br/p/ii-ebep.html