Núcleo do CCBSA oferece capacitação e cursos voltados para questões de refugiados

19 de setembro de 2018

A Cátedra Sérgio Vieira de Mello (CSVM) da UEPB, criada em 2014 por um termo de parceria entre o Reitor Prof. Dr. Antônio Guedes Rangel Júnior e o representante da Agência da ONU para Refugiados (ACNUR) no Brasil, Dr. Andrés Ramirez, está sendo coordenado pelas professoras Andrea Pacheco Pacífico e Thalita Melo.

A CSVM/UEPB, existente dentro do Núcleo de Estudo e Pesquisa sobre Deslocados Ambientais (NEPDA), vinculado ao CCBSA do Campus V da UEPB, tem como finalidade oferecer educação em questões de refugiados e outros migrantes articulado ao ensino, pesquisa e extensão. Nesse sentido, a partir dessa parceria firmada, são ofertadas disciplinas na graduação e no mestrado em Relações Internacionais, ligados ao tema de refugiados e migrantes forçados. Na produção científica e técnica, o NEPDA está incrementando de forma significativa trabalhos de pesquisas, publicações e capítulos de livros, artigos, entre outros gêneros científicos de autoria de docentes e discentes, além de atividades de extensão, como atendimento e auxílio nos processos de integração local no Brasil e na Paraíba, e assessoria de proteção jurídica, humanitária e institucional.

De forma pioneira, sob a coordenação da Profa. Dra. Mônica Santana, a CSVM/UEPB iniciou a capacitação para um grupo de oito discentes para oferecer curso de português como língua de acolhimento aos cerca de cem venezuelanos que chegaram recentemente a João Pessoa. O Programa PLAC (Português como língua de acolhimento) já é realizado por algumas CSVM no Brasil, a exemplo de UnB, USP e UERJ. Assim, a UEPB se integra a Rede do Programa PLAc e passara a atuar de forma a integrar os estudantes a atividades de campo, para a disseminação da teoria aliada à prática no campo de estudo de migração forçada e refugiado.