CCBSA

CCBSA

Centro de Ciências Biológicas e Sociais Aplicadas

Memórias


Informações

Sobre

Uma vez que existe um ingresso contínuo nos corpos discente, docente e técnico-administrativo do Campus V, a falta de uma rápida divulgação de arquivos especiais evidenciando o histórico do Campus desde a sua criação acarreta no desconhecimento local tanto do crescimento e desenvolvimento sociais quanto materiais. Além disso, como a Universidade divulga os acontecimentos em cada Campi para a sociedade de forma contínua, é importante que a comunidade em geral tenha acesso aos acontecimentos através de fotografias e de forma reunida, pois, para o senso comum, uma imagem fotográfica é um documento levando em consideração a relação com o alusivo que esteve à sua frente na hora da captura da imagem, que representa uma ocorrência, um conteúdo, uma tese, uma situação que foi publicada digitalmente.

Assim, no projeto de extensão “Passado e Presente do Campus V: memórias fotográficas”, pretende-se apresentar os eventos realizados desde a criação do Campus V e refletir sobre a evolução do patrimônio edificado, trazendo um catálogo fotográfico online que demarca as mudanças sociais e materiais. Pretende-se ainda criar uma interação arquivística entre a Universidade e a comunidade a partir da história do Campus V. Este projeto foi premiado em 3º Lugar na VII Mostra Científica do Campus V na categoria Extensão.


Equipe

Coordenador do Projeto: Prof. José Wilker de Lima Silva

Colaboradores: Adriana Viegas de Freitas/ Juliana Ferreira Marques/ Rafael Melo G. de Araújo

Alunos: Camila Cristina Santos Silva/ Mariana Freitas Marinho


Contato


Participe

Possui imagens de momentos no Campus V e quer compartilhar conosco? Entre em contato através do e-mail memoriauepbcampusv@gmail.com.

 


2006

Inauguração do Campus V

Criado em 2006, após a conquista da autonomia financeira que viabilizou a expansão da UEPB, o Campus V – Ministro Alcides Carneiro trouxe para o litoral do Estado cursos pioneiros e formações com o intuito de atender a uma demanda local, como os Bacharelados em Arquivologia, Relações Internacionais e Ciências Biológicas. A escolha de Alcides Carneiro para nomear o Campus V da UEPB deu-se por ocasião do centenário de nascimento do ilustre paraibano, completado em 2006. Além disso, foi considerada a relevante atuação do homenageado, tanto como homem público, tendo sido Deputado Constituinte em 1946, assumido interinamente a Presidência da República e exercido outros cargos no âmbito federal, e também como homem das letras, tendo sido imortalizado pela Academia Paraibana de Letras. A aula inaugural aconteceu em 28 de agosto de 2006, com a palestra “A Nação brasileira”, sobre a função social da universidade pública, proferida pelo professor doutor Manoel Domingos Neto, consultor da instituição e ex-vice-presidente do Conselho Nacional de Pesquisa (CNPq). Naquele momento, a reitora da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), Profª. Marlene Alves Sousa Luna, em sua saudação aos alunos, desejou as boas vindas e afirmou que o objetivo da UEPB era de formar jovens comprometidos e contribuir com o desenvolvimento do Litoral. Ela destacou que o curso de Relações Internacionais só existia na Universidade de Brasília (UnB), na Universidade Federal da Bahia e naquele momento estava sendo instalado em João Pessoa, no Campus V da UEPB. Em sua fala a reitora avaliou ainda a importância do curso de Arquivologia para a região e do curso de Biologia, com ênfase em Ecologia, comemorando o fato de que os alunos teriam a oportunidade de conhecer melhor o litoral, a mata atlântica, o mar, a flora, a fauna.

Clique na foto para ver o álbum completo.


Festival das Nações

Clique na foto para ver o álbum completo.

 


2007

1º Aniversário do Campus V

Clique na foto para ver o álbum completo.

1º Encontro Pedagógico do Campus V

Clique na foto para ver o álbum completo.


Sede Epitácio Pessoa

Segunda sede do Campus V. Localizado na Avenida Epitácio Pessoa, nº1090 – Torre, esse prédio foi alugado pela UEPB uma vez que as instalações do prédio da ESPEP não comportavam mais os três cursos de graduação. Desse modo, foram transferidos os cursos de Relações Internacionais e as graduações realizadas na modalidade a distância, de Administração e de Geografia, também oferecidos no Campus V, para o prédio da avenida Epitácio Pessoa.

Clique na foto para ver o álbum completo.

 


2008

1ª Corrida de Rua Interativa da UEPB Campus V

O Campus V da Universidade Estadual da Paraíba, em João Pessoa, realizou no dia 31 de Agosto de 2008 a “1ª Corrida de Rua Interativa UEPB Campus V João Pessoa”. A atividade fez parte das comemorações alusivas ao aniversário de dois anos de fundação do Campus.
A largada foi da antiga unidade II da UEPB de João Pessoa (Av. Epitácio Pessoa), às 9 horas, com chegada no Busto de Tamandaré. A corrida, com percurso de 4,5 km, foi aberta à comunidade em geral. Os 100 primeiros inscritos receberam camisas do evento.
Os primeiros colocados da Corrida na classificação geral masculina foram Anderson Rodrigues Viana e Severino da Silva Santos. Na classificação geral feminina as primeiras colocadas foram Severina Gomes da Silva e Luzia dos Santos Viana. Por categoria, os primeiros colocados no masculino foram José Hélder Nunes Lima, na categoria juvenil, de 15 a 19 anos; e José Cristiano da Costa, na categoria adulto, de 20 a 29 anos.
E, ainda, foram vencedores José Roberto Luiz de Araújo, na categoria pré-veterano, de 30 a 39 anos; Valberto Pessoa, na categoria veterano, de 40 a 49 anos; e José Roberto da Silva, na categoria Sênior, acima de 50 anos. No feminino adulto, de 20 a 29 anos, a vencedora foi Leilane Mendes Uchoa. Ao fim da corrida foi realizado um café da manhã para todos os participantes. Os primeiros colocados receberam troféus e medalhas.

Clique na foto para ver o álbum completo.

 


2009

Movimento Estudantil (Protesto)

Protesto dos estudantes do Campus V. Reivindicação pela construção do Campus V, pela melhoria na qualidade do ensino como contratação de professores, por respeito a autonomia financeira da instituição, pelo congelamento das passagens e por uma educação pública de qualidade. Os alunos sairam em protesto pela Av. Monsenhor Walfredo Leal, e percorreram as ruas do centro da cidade em direção ao parque solon de Lucena.

Clique na foto para ver o álbum completo.


Sede Walfredo Leal

Terceira sede do Campus V. Localizado no centro da cidade, o prédio da Monsenhor Walfredo Leal, 487, bairro de Tambiá, foi alugado pela Universidade com o intuito de reunir novamente os três cursos numa mesma unidade. O espaço contava com salas de aula, auditório, biblioteca, laboratório de informática, etc.

Clique na foto para ver o álbum completo.


Simpósio – Constituição Federal de 1988

Clique na foto para ver o álbum completo.

 


2010

3ª Corrida e 1ª Caminhada Interativa do Campus V da UEPB

Clique na foto para ver o álbum completo.


Colação de Grau das Turmas 2010.1 do Campus V

Clique na foto para ver o álbum completo.


Eleições 2010 do Campus V

Clique na foto para ver o álbum completo.

 


2011

1ª Aula do Laboratório de Arquivologia

Clique na foto para ver o álbum completo.


Chegada do Campus V na Escola José Lins

Clique na foto para ver o álbum completo.


Colação de Grau das Turmas 2011.1 do Campus V

Clique na foto para ver o álbum completo.


Inaugurações do Auditório Pioneiros e Laboratório de Arquivologia

Clique na foto para ver o álbum completo.


XV ENEARQ

Clique na foto para ver o álbum completo.

 


2012

1º JACRO – Jornada Arquivística e seus Acervos Raros

O 1º JACRO contou com a participação de estudantes e professores, além de cordelistas e poetas conceituados na Paraíba. Foi realizada no Campus V da Universidade Estadual da Paraíba, em João Pessoa, tecendo o diálogo das práticas arquivísticas em acervo de cordel. O evento que contou com palestras, mesa-redonda e exposição voltadas a apresentar reflexões sobre a literatura de cordel.

Clique na foto para ver o álbum completo.


7º SEMEX – Semana de Extensão da UEPB

Aconteceu no Campus I da Universidade Estadual da Paraíba, em Campina Grande, a 7ª Semana de Extensão (Semex) que abordou a temática “Sustentabilidade Regional no Século XXI: tecendo diálogos e construindo novos cenários”. A professora da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Sandra de Fátima Batista de Deus, foi convidada a ministrar a conferência de abertura, que aconteceu no auditório do Curso de Psicologia.

Clique na foto para ver o álbum completo.


Colação de Grau 2012.2

Democracia, paz, justiça social, fé e esperança foram termos que estiveram presentes nos discursos e homenagens dos formandos do Campus V da Universidade Estadual da Paraíba, localizado em João Pessoa, que participaram da Cerimônia de Colação de Grau do período letivo 2012.2. Sendo presidida pelo reitor Rangel Júnior, a solenidade colocou à disposição do mercado de trabalho 37 profissionais de Arquivologia, Ciências Biológicas e Relações Internacionais.

Clique na foto para ver o álbum completo.


Convênio UEPB – Universidade do Porto

Idealizado por docentes e discentes de Arquivologia do Campus V da Universidade Estadual da Paraíba, em João Pessoa, o acordo de cooperação acadêmica, científica e cultural firmado entre a UEPB e a Universidade do Porto, em Portugal, trouxe novas perspectivas para os graduandos e professores do bacharelado da área. O convênio foi firmado por intermédio da Coordenadoria de Assuntos Institucionais e Internacionais (CAII), após algumas reuniões, eventos, lançamentos de livros e diversas atividades realizadas em parceria, desde 2008.

Clique na foto para ver o álbum completo.

 


2014

7º Mostra da Memória Cultural Junina

Stands demonstrativos, exibição de vídeos, oficinas, apresentações de música e dança foram algumas das atividades que integraram a 7ª edição da Mostra da Memória Cultural Junina, realizada no Câmpus V da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), em João Pessoa. Mesmo com a visitação dos stands, além disso houve a apresentação das comidas típicas e religiosidade típicos desse período junino, possibilitaram uma reflexão sobre os gastos com a Copa do Mundo em detrimento dos investimentos realizados no Brasil nas áreas de educação, saúde, infraestrutura e combate à seca.

Clique na foto para ver o álbum completo.

 


2015

1º Encontro de Limnologia e Botânica

Com o tema “Cenário de pesquisas e perspectivas”, o encontro buscou expressar o atual estado de conhecimento da limnologia e botânica no âmbito regional, além de expor as principais linhas de pesquisas e projetos desenvolvidos. Para tanto, foram realizadas palestras, mesas redondas e apresentações orais desenvolvidos nas áreas de Botânica e Limnologia.

Clique na foto para ver o álbum completo.


4ª REPARQ – Reunião Brasileira de Ensino e Pesquisa em Arquivologia

Comunicações orais, oficinas, conferências, workshop, lançamento de livros, foram algumas das atividades que integraram a programação da 4ª Reunião Brasileira de Ensino e Pesquisa em Arquivologia (REPARQ), evento organizado pelo curso de Arquivologia da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), em parceria com o bacharelado em Arquivologia da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), entre os dias 3 e 6 de agosto de 2015, no Câmpus I da UFPB, em João Pessoa.

Clique na foto para ver o álbum completo.


Posse na AAPB – Associação dos Arquivistas do Estado da Paraíba

A associação auxilia na fiscalização dos arquivos paraibanos, divulgação junto à sociedade sobre o perfil e a importância do arquivista nas instituições, mobilização de estudantes e profissionais da área na luta por causas comuns à categoria, entre outros encaminhamentos.

Clique na foto para ver o álbum completo.


PUA – Projeto UEPB em Ação

Coordenado pelo professor de Relações Internacionais Paulo Kulhmann, o PUA realiza atividades que permitem a articulação entre o conhecimento produzido na academia e as carências da sociedade, difundindo uma cultura de paz por meio de atividades lúdicas e recreativas.

Clique na foto para ver o álbum completo.

 


2016

1° ENGEB – Encontro de Genética e Biotecnologia da PB

O evento teve como objetivo reunir pesquisadores, professores e estudantes das áreas da genética, biologia molecular e biotecnologia da Paraíba e de outras regiões, o Centro Acadêmico e coordenação da graduação em Ciências Biológicas do Campus V da Universidade Estadual da Paraíba, o Encontro de Genética e Biotecnologia da Paraíba (ENGEB-PB), discutiu sobre o tema “Genes e as tecnologias: estimulo científico rumo a novas e importantes descobertas”. O evento contou com a apresentação de trabalhos, palestras, minicursos, mesas-redondas com pesquisadores de destaque na área.

Clique na foto para ver o álbum completo.


1º JONAP – Jornada de Administração Pública

Gestão estratégica, planejamento de carreira, eficiência e inovação organizacional, foram alguns dos temas em ascensão na área de administração, mas geralmente atribuídos à iniciativa privada. Durante a 1ª Jornada Nacional de Administração Pública (JONAP) promovida pelo curso de Administração Pública da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), vinculado à Pró-Reitoria de Ensino Médio, Técnico e Educação a Distância (PROEAD).

Clique na foto para ver o álbum completo.


2ª Semana Acadêmica de Arquivologia

Estudantes, professores e profissionais da Universidade Estadual da Paraíba, e de outras instituições do Estado, participaram da 2ª Semana Acadêmica de Arquivologia, no Campus V da Universidade Estadual da Paraíba. O evento compôs as atividades comemorativas pelo mês do arquivista, e foi promovido pelo Centro Acadêmico de Arquivologia da UEPB, Associação dos Arquivistas da Paraíba (AAPB) e o componente curricular de Gestão de Serviços Arquivísticos.

Clique na foto para ver o álbum completo.


3ª Semana Acadêmica de Arquivologia

“Preservação da memória e difusão cultural nos Arquivos”, foi o tema discutido na 3ª Semana Acadêmica de Arquivologia da Universidade Estadual da Paraíba realizada no Campus V da UEPB que marcou a abertura do semestre letivo 2016.2 e a recepção aos novatos do curso de Arquivologia. A abertura do evento reuniu os ex-presos políticos, José Emilson e José Calistrato, e a pesquisadora da UEPB, Nereida Martins, para uma discussão sobre “Memórias reveladas da ditadura militar”. Durante a mesa redonda, José Emilson e José Calistrato, relembraram algumas experiências do período em que ambos faziam parte de movimentos sociais, políticos e sindicais contrários à ditadura militar.

Clique na foto para ver o álbum completo.


3º DEMOPRAXIS

“Existe política depois das eleições?”, foi o questionamento que marcou as apresentações dos stands que compuseram a 3ª edição da DEMOPRÁXIS, uma mostra promovida nas instalações do Centro de Ciências Biológicas e Sociais Aplicadas da Universidade Estadual da Paraíba, em João Pessoa, pela turma de 1º período do componente curricular “Informação e Sociedade” do Bacharelado em Arquivologia da UEPB e projeto de extensão “Memória, sociedade e cidadania (MUDDE): reflexão para além dos muros acadêmicos”, como parte das atividades da 2ª Semana Acadêmica de Arquivologia.

Clique na foto para ver o álbum completo.


7º SESA – Seminário de Saberes Arquivísticos

Com o objetivo de compreender a Arquivologia diante das inovações científicas, demandas e entornos sociais, o Projeto SESA, vinculado ao curso de Arquivologia da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), promoveu no Câmpus V, em João Pessoa, o 7º Seminário de Saberes Arquivísticos e o 1º Simpósio do Grupo de Pesquisa Arquivologia e Sociedade.

Clique na foto para ver o álbum completo.


Abertura do semestre 2016.2 – Curso de Relações Internacionais

Com uma exposição de projetos de pesquisa e extensão e uma discussão sobre política nacional e internacional foi realizado, no Campus V da Universidade Estadual da Paraíba, o evento foi promovido pelo Centro Acadêmico com o intuito de recepcionar os feras da graduação em Relações Internacionais do período letivo 2016.2.

Clique na foto para ver o álbum completo.


Colação de Grau 2015.2

Alegria, coragem, determinação, responsabilidade, foram algumas das palavras que marcaram os discursos e o clima entre os formandos do Campus V da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), que participaram da cerimônia de Colação de Grau do período letivo 2015.2, realizada na manhã desta terça-feira (07), no auditório da Reitoria da universidade Federal da Paraíba, Campus I. A solenidade colocou à disposição do mercado de trabalho 78 novos profissionais de Arquivologia, Ciências Biológicas, Relações Internacionais e Administração Pública.

Clique na foto para ver o álbum completo.


Comemoração do Dia do Servidor

Um Café da manhã foi realizado em comemoração ao dia do servidor público. Participaram servidores técnicos administrativos, professores e pessoal do apoio. Além do café, houve brincadeiras interativas entre os servidores. Data importante para Universidade Estadual da Paraíba, em especial para o campus V que comemorou com muita alegria o “dia do servidor Público’’.

Clique na foto para ver o álbum completo.


Curso de Palhaço (Projetos MUDDE e PUA)

O curso de palhaço promovido pelos projetos de extensão “Memória, sociedade e cidadania (MUDDE): reflexão para além dos muros acadêmicos”, vinculado ao curso de Arquivologia, e o “Projeto Universidade em Ação (PUA)”, do curso de Relações Internacionais da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). A formação tem o objetivo de mostrar o palhaço como ator social, como é possível levar mensagens alívio pra pessoas ou tratar a violência por meio do lúdico. Uma iniciativa conta com a participação de estudantes do ensino médio da Escola Estadual José Lins do Rêgo. O curso foi liderado pelo coordenador do PUA e professor de Relações Internacionais Paulo Kuhlmann (Mancada Obom), que trabalhou a linguagem da não violência por meio de atividades de Clown.

Clique na foto para ver o álbum completo.


Eleições do Campus V – 2016

Foram eleitos para a direção do CCBSA os professores Jacqueline Echeverria Barrancos e Ênio Wocyli Dantas. Para os cargos de coordenador e coordenador adjunto, a apuração apontou o seguinte resultado: Esmeralda Porfírio Sales e Henrique França para o Curso de Arquivologia, Cleber Salimon e Vancarder Brito para o Curso de Ciências Biológicas, Filipe Reis e Julio Cabrera Medina no Curso de Relações Internacionais. Também foram eleitas as novas representantes do CCBSA no Consepe, Daniela Pontes e Cristina Pacheco.

Clique na foto para ver o álbum completo.


Evento Timor-Leste

Clique na foto para ver o álbum completo.


Exposição Fotográfica – 10 anos do Campus

A biblioteca do Centro de Ciências Biológicas e Sociais Aplicadas da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) realizou a mostra fotográfica “UEPB Campus V: uma década de conhecimento e luta”, com os registros dos 10 anos de funcionamento do CCBSA.

Clique na foto para ver o álbum completo.


Inauguração do Laboratório de Conservação, Restauração e Encadernação (LACRE)

Restauração de obras raras, conservação de documentos, preservação da memória que está registrada em papel, são alguns dos serviços já desenvolvidos pelo Bacharelado em Arquivologia da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), que adquirem maior viabilidade para a realização com a inauguração do Laboratório de Conservação, Restauração e Encadernação (LACRE). O coordenador do LACRE professor Eutrópio Bezerra, destaca que além de equipamentos de qualidade o laboratório contará com profissionais qualificados auxiliando os usuários durante as atividades desempenhadas no local. “Certamente estamos diante de um dos melhores laboratórios de conservação do Nordeste, com equipamentos e profissionais que nos habilitam a trabalhar com restauração e conservação em acervos bibliográficos com a segurança e qualidade necessárias à boa prática acadêmica e profissional.”

Clique na foto para ver o álbum completo.


Palestra do Prof. José Maria Jardim

O palestrante Prof. José Maria Jardim é docente do Departamento de Estudos e Processos Arquivísticos da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro e do Mestrado Profissional em Gestão de Documentos e Arquivos (UNIRIO). Desenvolvendo a pesquisa intitulada “Governança Arquivística Contemporânea: trajetos e (re)configurações das políticas e sistemas públicos de Arquivos no Brasil sob novos cenários sociais e informacionais. A palestra foi voltada aos discentes do curso de Arquivologia.

Clique na foto para ver o álbum completo.


Posse dos Diretores e Coordenadores do CCBSA (Período 2016-2018)

A solenidade foi presidida pelo reitor Rangel Junior, onde foram empossados no Auditório Pioneiros, os novos diretores e coordenadores dos cursos que compõem o Centro de Ciências Biológicas e Sociais Aplicadas (CCBSA) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), no Campus V, em João Pessoa. A professora Jacqueline Echeverría Barrancos foi eleita diretora do Centro e tomou posse para um novo mandato de dois anos, tendo como diretor adjunto o professor Ênio Wocyli Dantas.

Clique na foto para ver o álbum completo.


Projeto DIGNATA R.I.

O projeto é viabilizado por meio de uma parceria entre a Dignata e a direção da Escola, por meio dos docentes ministrantes dos componentes curriculares parceiros da iniciativa (Sociologia, História, Biologia e Filosofia). São atendidos os estudantes do 2º e 3º ano do ensino médio.

Clique na foto para ver o álbum completo.

 


2017

1ª Reunião da Iniciativa “Juntos fazer acontecer”

A comissão de discentes, docentes e técnico-administrativos do Centro de Ciências Biológicas e Sociais Aplicadas (CCBSA) da Universidade Estadual da Paraíba, envolvidos na iniciativa “Juntos Fazer Acontecer”, se reuniram no miniauditório, com o objetivo de discutir as demandas de cada curso para o prédio doado pelo Patrimônio da União ao Campus V da UEPB, localizado no Centro de João Pessoa.

Clique na foto para ver o álbum completo.


1º FARPAS – Festival de Artes e Participação Social

Rock, preconceito, grafite, feminismo, RAP, violência urbana, cinema, reformas, fotografias, percussão, rimas e educação. O evento propôs o uso da linguagem das artes para mobilizar jovens estudantes a refletir sobre questões que atingem a sociedade atual. Essa foi a proposta do FARPAS – Festival de Artes e Participação Social, que aconteceu pela primeira vez no Campus V da Universidade Estadual da Paraíba.

Clique na foto para ver o álbum completo.


21º ENEARQ – Encontro Nacional de Estudantes de Arquivologia

Esse encontro aconteceu no momento em que as universidades discutiram a importância dos investimentos públicos para a formação profissional. E mais uma vez a UEPB mostrou que ela é importante, é forte, estando à frente da organização de um evento com essa magnitude. Iniciativas como essa oxigenam nossas ações e trazem um novo fôlego para encararmos os desafios que se apresentam e mostrarmos à sociedade o nosso papel”, avaliou o pro-reitor. Para recepção dos participantes do evento na noite de abertura, o Grupo de Tradições Populares da UEPB, Acauã da Serra, apresentou parte do espetáculo “Cores, ritmos e tradições”, com uma amostra de músicas e danças nordestinas, tais como: Baião, Xote, Araruna e Quadrilha.

Clique na foto para ver o álbum completo.


Exposição Fotográfica “Bayeux no Brasil e na França”

Com o objetivo de criar uma agenda de atividades culturais no Campus V da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), a direção do Centro de Ciências Biológicas e Sociais Aplicadas (CCBSA) convidou a Organização Não-Governamental (ONG) Aliança Bayeux Franco-Brasileira a realizar nas dependências do CCBSA a exposição fotográfica “Bayeux no Brasil e na França”.

Clique na foto para ver o álbum completo.


Inauguração dos Contêineres e Salas do CA’s

A direção do Centro de Ciências Biológicas e Sociais Aplicadas (CCBSA) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) convidou a comunidade acadêmica para a inauguração dos seis módulos habitáveis destinados aos três cursos de graduação do CCBSA e das salas que foram entregues aos Centros Acadêmicos das graduações.

Clique na foto para ver o álbum completo.


Lançamento do Selo Alusivo aos 10 anos do CCBSA

O evento contou com a presença de estudantes, docentes, técnicos-administrativos, egressos e ex-servidores, foi realizado no Campus V da Universidade Estadual da Paraíba, a cerimônia de lançamento do selo alusivo aos 10 anos do Centro de Ciências Biológicas e Sociais Aplicadas (CCBSA). Durante o evento foi exibido um vídeo institucional e proferidos discursos que enfatizaram a importância social, cultural e econômica do Campus V da UEPB para a cidade de João Pessoa.

Clique na foto para ver o álbum completo.

 


2018

XII Aniversário do Campus V

Em tempos de intolerância, corrupção, pobreza e desigualdades sociais que assolam o país, a Educação surge como propulsora de transformações, o que, sobretudo em instituições de ensino superior, representa um grande desafio cotidiano: permitir que o conhecimento produzido na academia seja propagado para além dos muros que limitam esses espaços. E é com o objetivo de mostrar à sociedade o que é produzido no âmbito do Câmpus V da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), celebrar 12 anos de existência e discutir temas de relevância social, que foram realizadas no Centro de Ciências Biológicas e Sociais Aplicadas da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) em João Pessoa, durante os dias 28 e 29 de Agosto, diversas atividades abertas à comunidade.

Clique na foto para ver o álbum completo.