Livros sobre Arquivologia publicados pela Editora da UEPB serão lançados na Fundação Casa José Américo

20 de abril de 2018

Como fruto dos trabalhos desenvolvidos pelo Grupo de Pesquisa Arquivologia e Sociedade (GPAS) e do “Seminário de Saberes Arquivísticos” (SESA), serão lançados nesta sexta-feira (20), às 17h, na Fundação Casa José Américo, em João Pessoa, os primeiros cinco livros da Coleção “Diálogos Arquivísticos”, composta por trabalhos de professores da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Universidade do Porto, Universidade de Coimbra e Instituto Politécnico do Porto. A coleção foi organizada pelos professores Eliete Correia dos Santos, Henrique França, Josemar Melo e Jaqueline Barrancos, do curso de Arquivologia da UEPB, Câmpus V, de João Pessoa.

Serão lançados os livros “Seminário de Saberes Arquivísticos – SESA Intercâmbio: cooperação acadêmica e mediações interdisciplinares”, “Arquivologia, história, tipologias e práticas profissionais”, “Seminário de Saberes Arquivísticos Intercâmbio (SESA): interfaces do aprendizado na universidade”, “Dez anos do Seminário de Saberes Arquivísticos (SESA): memória e contribuição para a Arquivologia” e “Pesquisa em Arquivologia, Fronteiras e Perspectivas Epistemológicas”.

De acordo com a professora Eliete Santos, “o fazer arquivístico exige novos patamares de produção e conhecimento científicos capazes de contemplar demandas de inovação e gestão de serviços e instituições arquivísticas. O diálogo da Arquivologia com outros campos de conhecimento, em uma postura interdisciplinar, favorece o desenvolvimento científico e inovador da teoria e da prática arquivística mediante estudos do saber e fazer arquivístico”.

A publicação “Seminário de Saberes Arquivísticos – SESA Intercâmbio: cooperação acadêmica e mediações interdisciplinares”, reúne saberes interdisciplinares de extensão, ensino e pesquisa, de pesquisadores e seus discentes do Brasil e de Portugal parceiros do Seminário de Saberes Arquivísticos (SESA). A obra é dividida em duas partes temáticas: “Saberes e práticas em ciência da informação e arquivologia” e “Tecnologia e gestão da informação”.

O livro “Arquivologia, história, tipologias e práticas profissionais” é uma coletânea organizada em treze capítulos sobre os mais variados temas da Arquivologia e áreas afins, considerando a experiência prática dos autores brasileiros e portugueses envolvidos numa cooperação acadêmica da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), Universidade do Porto (UP), Universidade de Coimbra (UC), Instituto Politécnico do Porto (IPP) e Universidade Federal da Paraíba (UFPB) que são parceiras do Projeto Seminário de Saberes Arquivísticos (SESA). Os capítulos perpassam pela parte histórica, conceitual, tipológica e os modelos teóricos, até as questões metodológicas, de sistema e prática profissional da Arquivologia.

A professora Jacqueline Echeverría Barrancos, uma das escritoras da obra “Arquivologia, história, tipologias e práticas profissionais”, destaca que “a perspectiva do trabalho realizado, robustece a posição do paradigma básico em Arquivologia como ferramenta de apoio para sistematizar e organizar uma pesquisa. No decorrer do capítulo de autoria da docente a autora mostra a preocupação de identificar o objeto do campo de investigação e de posicionar a Arquivologia como: técnica, disciplina ou ciência”.

A obra “Seminário de Saberes Arquivísticos Intercâmbio (SESA): interfaces do aprendizado na universidade” divulga as produções iniciais de alunos do projeto SESA (projeto de extensão, pesquisa e ensino) e estimula a escrita de Gêneros Acadêmicos que circulam em diversas áreas do conhecimento.

O livro “Dez anos do Seminário de Saberes Arquivísticos (SESA): memória e contribuição para a Arquivologia” traz a história de produção acadêmica ao longo de uma década de história do Projeto SESA. O projeto, iniciado em 2007, a partir da experiência nas aulas dos componentes curriculares “Oficina de Textos I e II”, do curso de Arquivologia, para suprir uma dificuldade dos discentes para falar em público e produzir textos, é desenvolvido de forma contínua com excursões pedagógicas, mostras de linguagens, palestras, mesas-redondas, cursos, e, publicação de livros com o material produzido.

E a obra “Pesquisa em Arquivologia, Fronteiras e Perspectivas Epistemológicas”, apresenta o “diálogo” entre a Teoria Dialógica da Linguagem, que tem em Bakhtin, Volochinov e outros a expressão de uma das mais inovadoras reflexões acerca da pesquisa em ciências humanas, e a Arquivologia como disciplina científica ou ciência em solo brasileiro.

As publicações são um incremento à produção científica do curso de Arquivologia, que está em fase de ajustes finais para a implementação do Mestrado em Arquivologia. A proposta, idealizada desde 2008 e apresentada à Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) em 2017, conta com o envolvimento de pesquisadores da UEPB e de instituições parceiras, que juntos buscaram construir a ideia do primeiro Mestrado acadêmico em Arquivologia do Brasil.

O diretor da Editora Universitária da Universidade Estadual da Paraíba (EDUEPB), professor Luciano Nascimento, destacou que a ideia é lançar pelo menos um volume dessa coleção por ano. Os recursos financeiros são oriundos do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNpq). Todos os livros foram publicados pela EDUEPB.

Texto: Juliana Marques e Severino Lopes