Livros da coleção diálogos arquivísticos publicados pela Editora da UEPB são lançados em João Pessoa

23 de abril de 2018

Este slideshow necessita de JavaScript.

Frutos de um trabalho coletivo de discentes e docentes do curso de Arquivologia da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) e instituições parceiras do Brasil e Portugal, os cinco primeiros livros da Coleção “Diálogos Arquivísticos”, publicado pela Editora da Universidade Estadual da Paraíba (EDUEPB) foram lançados na sexta-feira (20) na Fundação Casa de José Américo, em João Pessoa.
Organizada pelos professores Eliete Correia dos Santos, Henrique França, Josemar Melo e Jaqueline Barrancos, do curso de Arquivologia da UEPB, a coleção “Diálogos Arquivísticos” reúne os livros que são fruto dos trabalhos desenvolvidos pelo Grupo de Pesquisa Arquivologia e Sociedade (GPAS) e do “Seminário de Saberes Arquivísticos” (SESA): “Seminário de Saberes Arquivísticos – SESA Intercâmbio: cooperação acadêmica e mediações interdisciplinares”, “Arquivologia, história, tipologias e práticas profissionais”, “Seminário de Saberes Arquivísticos Intercâmbio (SESA): interfaces do aprendizado na universidade”, “Dez anos do Seminário de Saberes Arquivísticos (SESA): memória e contribuição para a Arquivologia” e “Pesquisa em Arquivologia, Fronteiras e Perspectivas Epistemológicas”. As obras contam com produções de professores da UEPB, Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Universidade do Porto, Universidade de Coimbra e Instituto Politécnico do Porto.

Na oportunidade, a coordenadora do projeto SESA, professora Eliete Correia dos Santos, agradeceu aos autores dos livros e enalteceu o caráter coletivo das produções. “O SESA tem essa filosofia da cooperação acadêmica, do trabalho feito a muitas mãos. Nesse caso, as cinco obras que estamos lançando são resultado do trabalho de 98 autores, entre eles muitos discentes que são estimulados a ultrapassar as fronteiras do conhecimento e repensar valores epistemológicos e sociais da Arquivologia”, declarou.

A egressa do curso de Arquivologia da UEPB, Gerlane Farias, que foi autora do trabalho “A gestão documental: instrumento de organização e preservação da memória documental do IPHAN-PB” no livro “Seminário de Saberes Arquivísticos – SESA Intercâmbio: cooperação acadêmica e mediações interdisciplinares”, destacou a emoção de ter um trabalho publicado, apresentando uma experiência de estágio quando ainda era estudante de graduação.

Já o estudante do 8º período de Arquivologia Igor Filgueira celebra a conclusão desse trabalho antes mesmo de finalizar a graduação, e relembra o desafio que foi produzir esse texto. “A ideia de publicação da obra foi lançada quando eu ainda estava no 2º período do curso e nos dedicamos muito para produzir esses textos, o que nos trouxe bastante amadurecimento.

O lançamento dos livros foi encerrado com um coquetel e uma apresentação musical com o estudante de Arquivologia Beto Tavares.

Sobre os livros

A publicação “Seminário de Saberes Arquivísticos – SESA Intercâmbio: cooperação acadêmica e mediações interdisciplinares”, reúne saberes interdisciplinares de extensão, ensino e pesquisa, de pesquisadores e seus discentes do Brasil e de Portugal parceiros do Seminário de Saberes Arquivísticos (SESA). A obra é dividida em duas partes temáticas: “Saberes e práticas em ciência da informação e arquivologia” e “Tecnologia e gestão da informação”.

O livro “Arquivologia, história, tipologias e práticas profissionais” é uma coletânea organizada em treze capítulos sobre os mais variados temas da Arquivologia e áreas afins, considerando a experiência prática dos autores brasileiros e portugueses envolvidos numa cooperação acadêmica da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), Universidade do Porto (UP), Universidade de Coimbra (UC), Instituto Politécnico do Porto (IPP) e Universidade Federal da Paraíba (UFPB) que são parceiras do Projeto Seminário de Saberes Arquivísticos (SESA). Os capítulos perpassam pela parte histórica, conceitual, tipológica e os modelos teóricos, até as questões metodológicas, de sistema e prática profissional da Arquivologia.

A professora Jacqueline Echeverría Barrancos, uma das escritoras da obra “Arquivologia, história, tipologias e práticas profissionais”, destaca que “a perspectiva do trabalho realizado, robustece a posição do paradigma básico em Arquivologia como ferramenta de apoio para sistematizar e organizar uma pesquisa. No decorrer do capítulo de autoria da docente a autora mostra a preocupação de identificar o objeto do campo de investigação e de posicionar a Arquivologia como: técnica, disciplina ou ciência”.

A obra “Seminário de Saberes Arquivísticos Intercâmbio (SESA): interfaces do aprendizado na universidade” divulga as produções iniciais de alunos do projeto SESA (projeto de extensão, pesquisa e ensino) e estimula a escrita de Gêneros Acadêmicos que circulam em diversas áreas do conhecimento.

O livro “Dez anos do Seminário de Saberes Arquivísticos (SESA): memória e contribuição para a Arquivologia” traz a história de produção acadêmica ao longo de uma década de história do Projeto SESA. O projeto, iniciado em 2007, a partir da experiência nas aulas dos componentes curriculares “Oficina de Textos I e II”, do curso de Arquivologia, para suprir uma dificuldade dos discentes para falar em público e produzir textos, é desenvolvido de forma contínua com excursões pedagógicas, mostras de linguagens, palestras, mesas-redondas, cursos, e, publicação de livros com o material produzido.

E a obra “Pesquisa em Arquivologia, Fronteiras e Perspectivas Epistemológicas”, apresenta o “diálogo” entre a Teoria Dialógica da Linguagem, que tem em Bakhtin, Volochinov e outros a expressão de uma das mais inovadoras reflexões acerca da pesquisa em ciências humanas, e a Arquivologia como disciplina científica ou ciência em solo brasileiro.

As publicações são um incremento à produção científica do curso de Arquivologia, que está em fase de ajustes finais para a implementação do Mestrado em Arquivologia. A proposta, idealizada desde 2008 e apresentada à Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) em 2017, conta com o envolvimento de pesquisadores da UEPB e de instituições parceiras, que juntos buscaram construir a ideia do primeiro Mestrado acadêmico em Arquivologia do Brasil.

O diretor da Editora Universitária da Universidade Estadual da Paraíba (EDUEPB), professor Luciano Nascimento, destacou que a ideia é lançar pelo menos um volume dessa coleção por ano. Os recursos financeiros são oriundos do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNpq). Todos os livros foram publicados pela EDUEPB.

Texto e fotos: Juliana Marques