Laboratório de Botânica do Campus V promove oficina para orientar estudantes e a comunidade sobre como fazer sabão artesanal

18 de junho de 2018

O Laboratório de Botânica do Campus V da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) promoveu, na tarde da última sexta-feira (15), no miniauditório do Centro de Ciências Biológicas e Sociais Aplicadas (CCBSA), uma oficina destinada aos estudantes e servidores da UEPB, Escola Estadual de Ensino Médio José Lins do Rêgo e comunidade local, com o objetivo de repassar orientações para confeccionar sabão artesanal a partir da reciclagem do óleo promovendo assim o destino adequado do óleo utilizado e preservando o Meio Ambiente.

A iniciativa, coordenada pela servidora Amanda Coutinho e pelo professor Ênio Wocyli, conta com a colaboração dos pesquisadores e alunos envolvidos nos projetos do laboratório de Botânica, foi dividida em uma parte teórica e outra atividade prática. Os participantes da oficina que levaram óleo de cozinha para reaproveitamento ganharam barras de sabão confeccionadas durante a atividade.

“Quando descartado de forma incorreta o óleo polui as águas, os solos e o meio ambiente, além de provocar entupimento das tubulações e problemas no sistema de tratamento de esgoto quando lançados nas pias. Cada litro de óleo polui cerca de 25 mil litros de água. Além disso, o óleo na água do mar provoca a produção do gás Metano, contribuindo para o Aquecimento global, por isso a importância desse tipo de iniciativa”, destacou Amanda.

A equipe solicita à comunidade acadêmica a doação de óleo vegetal utilizado, e, em troca o doador receberá duas barras de sabão para cada 500ml de óleo doado.  As doações podem ser realizadas no laboratório de botânica de segunda a sexta-feira, das 9 às 16h.

Contatos: sabao.artesanal01@gmail.com / (83) 99691-1267 (Amanda) / Instagram: @sabao_artesanal