Jornada do Arquivista é promovida em João Pessoa a partir desta quarta-feira (18) por meio da parceria entre UEPB, UFPB e AAPB

18 de outubro de 2017

Palestras, visitas técnicas, ato público, mesas de discussão e apresentações culturais devem movimentar o cenário arquivístico de João Pessoa, de 18 a 21 de outubro, quando será realizada a Jornada do Arquivista. O evento é promovido por meio de uma parceria das coordenações de curso e Centros Acadêmicos de Arquivologia da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) e Universidade Federal da Paraíba (UFPB), e Associação dos Arquivistas da Paraíba (AAPB).

A abertura do evento foi realizada nesta quarta-feira, às 18h30, com a palestra “Arquivos digitais: proposta para o século da Informação”, a ser ministrada pelo professor Josemar Henrique de Melo, sob mediação do professor Luiz Eduardo da Silva. Nesta quinta-feira (19), às 8h foi realizado um ato público na Praça Venâncio Neiva, e às 18h, está programada a palestra “Repositórios e preservação digital”, tendo como ministrante o professor Charlley Luz, e mediação do professor Josemar Henrique de Melo.

As incrições para o evento são realizadas pelo site: https://ufpbsemanaarqui.wixsite.com/jornadadoarquivista, sendo necessária a entrega de 1Kg de Alimento, que será doado ao Hospital Padre Zé.

A Jornada Arquivística realizada em João Pessoa integra as programações alusivas ao dia do Arquivista, celebrado em 20 de outubro. A celebração foi instituída por ter sido o período em que o então deputado Pedro de Araújo Lima, que viria a ser conhecido como Marquês de Olinda, apresentou a proposta para a criação do primeiro Arquivo Público do Brasil. Para reforçar ainda mais a significância desta data para os arquivistas, foi coincidentemente no dia 20 de Outubro de 1971 que a Associação dos Arquivistas Brasileiros (AAB) foi inaugurada.