Graduação e pós-graduação em Relações Internacionais promovem palestra de abertura do período letivo 2017.2

22 de fevereiro de 2018

“O jogo de poder na definição dos acordos comerciais no Leste Asiático”, esse é o tema da palestra promovida pela graduação e mestrado em Relações Internacionais da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) como abertura do semestre 2017.2, com a participação do professor Henrique Altemani.

Na oportunidade, o docente destacou a importância de pesquisadores da área de Relações Internacionais aprofundarem os estudos sobre Ásia. “Infelizmente, o Brasil deixa de lado os estudos sobre a Ásia. Devemos pensar que nós dependemos do externo, sobretudo, quando consideramos que a Ásia já é o principal centro do mundo, do ponto de vista econômico, tecnológico. Não podemos pensar em desenvolver pesquisas apenas voltadas aos cenários da América Latina, Europa, e desconsiderar esse continente”, avalia o docente.

Doutor em Sociologia pela Universidade de São Paulo, Henrique Altemani foi professor na Universidade de Brasília, na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e na Universidade Estadual da Paraíba, onde foi um dos fundadores da pós-graduação em Relações Internacionais. Atualmente é coordenador do Grupo de Estudos Ásia Pacífico, membro da Rede de Estudos de América Latina e Caribe sobre Asia e Pacífico (REDEALAP), pesquisador do Observatório Iberoamericano de Asia-Pacífico, membro da Rede Iberoamericana de Sinologia, membro da Rede Acadêmica de América Latina e Caribe sobre China (RED ALC-China), membro do Foro Acadêmico do Observatório América Latina Asia Pacífico (iniciativa conjunta da ALADI, CAF e CEPAL). Tem experiência na área de Relações Internacionais, com ênfase em Política Externa do Brasil, atuando principalmente nos seguintes temas: Política Externa Brasileira, Desenvolvimento, Segurança Estratégica, Ásia Pacifico, Japão e China.

A estudante do primeiro período de Relações Internacionais, Izabella Falcão, celebra a identificação com as temáticas abordadas no início do curso e com o corpo docente responsável pelos componentes curriculares do primeiro período. “Eu queria optar por Relações Internacionais o ensino médio inteiro, aí acabei escolhendo Direito, cursei 2 anos e não me encontrei, estava mais interessada em Direito Internacional e Direitos Humanos. E agora consegui ingressar no curso de RI, e desde o primeiro dia de aula estou encantada com os professores, incríveis, extremamente preparados. Escolhi esse curso da UEPB porque ouvi falar muito bem e estou amando”, avaliou a aluna.