Genética da Síndrome de Down é tema de palestra realizada no Campus V em parceria com o Instituto Primeiro Olhar

9 de abril de 2019

Estudantes e profissionais das áreas de Saúde e Ciências, familiares e pessoas com síndrome de Down participaram na tarde do sábado (6), no auditório do Campus V da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) da palestra “Genética da T21”, ministrada pela doutora em Genética Daniela Pontes. A atividade foi intermediada pelas docentes do Campus V da UEPB, Daniela Santos Pontes e Ana Lúcia Vendel e promovida em parceria com o Instituto Primeiro Olhar, que é uma associação civil sem fins lucrativos que surgiu da observação de pais e profissionais quanto à necessidade de um acolhimento emocional imediato para pais e familiares de crianças com Síndrome de Down.

Na palestra foram abordados conceitos básicos sobre divisão celular, genoma, expressão gênica e alterações cromossômicas para uma melhor compreensão da genética da trissomia do 21. Foi apresentado como ocorre a trissomia completa do cromossomo 21, a trissomia parcial e o mosaicismo, a variedade dos fenótipos desenvolvidos nos casos de T21 e a superexpressão de alguns genes que estão envolvidos com o desenvolvimento da T21.

De acordo com a professora Daniela Pontes o evento foi uma oportunidade de aproximar familiares e profissionais que lidam com a T21 do conhecimento científico abordado de forma popular e acessível. “O evento superou minhas expectativas. Foi muito bom poder compartilhar o meu conhecimento com parentes, profissionais e alunos interessados em compreenderem um pouco mais sobre a genética da T21”, avaliou.

Texto: Juliana Marques
Fotos: Acervo pessoal da professora Ana Lúcia Vendel