Evento alusivo ao “Setembro Azul” será promovido no CCBSA

28 de setembro de 2018

Uma mesa-redonda que será promovida na próxima segunda-feira (01) às 08h, no auditório Pioneiros do Campus V da UEPB, busca incentivar a Língua Brasileira de Sinais no ensino superior.

O evento é alusivo ao “Setembro Azul”, mês que simboliza as lutas e avanços dos movimentos surdos em todo o mundo e em que são promovidas diversas atividades para debater o assunto. A mesa-redonda será ministrada pela professora Conceição Saúde, do Curso de Letras Libras da UFCG.

A coordenadora do evento, professora Naiany Carneiro, ressalta que a iniciativa é uma forma de destacar a importância da Língua de Sinais atualmente e que os discentes podem colocar em prática o que é vivenciado durante a disciplina de Libras, recentemente inserida no novo PPC do curso de Arquivologia. “No país temos cerca de 10 milhões de surdos. A Libras é considerada a segunda língua oficial no Brasil. Diante disto, nós, enquanto profissionais da informação, necessitamos de capacitação para atender aos nossos usuários surdos em suas  demandas informacionais. Aprender  Libras está para além de uma questão de comunicação, é uma questão de inclusão”, acrescentou. A professora é arquivista (formada pela UEPB), possui cursos e bastante experiência na área de Libras.

O evento tem como público alvo toda a comunidade acadêmica,