Estudante e egressa do mestrado em Relações Internacionais têm trabalhos selecionados para apresentar na maior convenção mundial da área

26 de fevereiro de 2021

Recentemente o estudante do Programa de Pós-graduação em Relações Internacionais (PPGRI) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), André Luiz de Carvalho e a egressa do referido mestrado Aline Gomes de Albuquerque, conquistaram destaque na área de Relações Internacionais com a aprovação de trabalhos para serem apresentados na convenção anual da International Studies Association (ISA), maior evento mundial na área de Relações Internacionais.

O trabalho do estudante André Luiz de Carvalho, intitulado “O poder regional no cenário mundial: o caso da grande estratégia brasileira no governo Lula”, é fruto da pesquisa que vem sendo desenvolvida para a dissertação de mestrado com o intuito de investigar e responder se países caracterizados como potências médias podem desenvolver e/ou implementar uma grande estratégia. O caso específico em análise é o do Brasil durante os oito anos de governo do ex-Presidente Lula.

A conferência anual da ISA é o evento acadêmico mais relevante das relações internacionais e, de forma geral, não é comum alunos com o mestrado ainda em andamento terem trabalhos aceitos no evento, então para mim foi uma surpresa ter meu trabalho aprovado. Porém prevalece um sentimento misto de alegria, esperança e orgulho, pois, acima de tudo, isso mostra que nós da UEPB, mesmo estando distantes dos grandes centros de produção acadêmica na área, temos total capacidade de ocupar estes espaços”, avalia André Luiz.

A egressa Aline de Albuquerque também faz uma ponderação na mesma direção do colega que teve trabalho aprovado para a convenção. “Fico muito feliz do trabalho ter sido aprovado, pois, junto com o do André, mostra que tem muito conteúdo de qualidade sendo produzido na UEPB”, destaca.

A pesquisa da egressa da UEPB Aline de Albuquerque intitulada “A identidade dos Estados Unidos e a construção da legitimidade da Guerra ao Terror” é resultado da dissertação de mestrado e trata da análise da politica externa dos EUA a partir da perspectiva construtivista. “Tentamos mostrar como a noção dos EUA sob si enquanto grande potência foi construída ao longo dos séculos e como o país usou essa noção para ter legitimidade no combate ao terrorismo depois do 11 de setembro”, explica.

Com o tema “Globalização, regionalismo e nacionalismo: forças conflitantes na política mundial” a convenção da ISA de 2021 será realizada por uma plataforma virtual, de 6 a 9 de abril, com a participação de estudantes de pós-graduação e profissionais de Relações Internacionais de todo o mundo. A ISA possui atualmente mais de 7.000 membros em 110 países e é a associação acadêmica mais respeitada e amplamente conhecida neste campo. A convenção tem o objetivo de criar comunidades de acadêmicos dedicados aos estudos internacionais e contará com 29 grupos temáticos que oferecem oportunidades de troca de ideias e estabelecimento de redes de relacionamento entre os pesquisadores.

Texto: Juliana Marques

Fotos: Acervo pessoal