Estacionamento do Campus V é interditado por conta da obra da Central de Aulas e direção implementa medida para evitar transtornos

25 de julho de 2018

O estacionamento lateral do Campus V da Universidade Estadual da Paraíba foi interditado, por tempo indeterminado, com o objetivo de permitir o bom andamento da obra da Central de Aulas, que é realizada no local. De acordo com os responsáveis pela construção, era necessário um espaço para acomodação do material utilizado e montagem de estruturas com a utilização de andaimes e guindaste, por isso foi interditada essa área do estacionamento.

Assim, com o objetivo de evitar transtornos para a comunidade acadêmica que utilizava a área de estacionamento do Campus, está sendo providenciada a abertura de um acesso pela Rua Antônia Gomes da Silveira, na área de trás do Campus, para permitir que os docentes, técnicos-administrativos e estudantes possam estacionar seus carros com segurança.

As obras de construção do bloco de salas de aula na área do Complexo Educacional José Lins do Rêgo, onde está instalado o Campus V da UEPB, cujo investimento financeiro e acompanhamento da execução é de responsabilidade do Governo do Estado, estão previstas para serem entregues em janeiro de 2019.

Atualmente, a construção está na fase de fundação, para, posteriormente, ser instalada a estrutura metálica, seguida da fase de alvenaria, instalações elétrica e hidráulica, para ser finalizada com acabamentos e revestimentos.

O edital de licitação para a realização da obra foi lançado em outubro de 2017, e, após essa data, foram encaminhados os trâmites necessários ao processo. A empresa aprovada no referido edital, Link Engenharia, ficará responsável pela construção do bloco com 18 salas de aula. Todo o processo é acompanhado pela Superintendência de Obras do Plano de Desenvolvimento da Paraíba (SUPLAN), tendo a engenheira Idisa Virgínia Ferreira, como responsável pela gestão do contrato e supervisão das obras.

A diretora do CCBSA, professora Jacqueline Echeverría Barrancos, destaca a importância dessa obra para a otimização dos espaços de pesquisa, extensão e práticas de ensino, além de possibilitar a expansão do Campus V. “Desde o início da nossa gestão buscamos soluções para essa dificuldade que o Campus V enfrenta que é relacionada à falta de um espaço próprio. E, atendendo a uma demanda da comunidade acadêmica participamos há 1 ano da audiência do Orçamento Democrático do Estado, quando nos foi ofertada a possibilidade de construção do bloco de salas de aula e consolidação definitiva no Campus V nas atuais instalações. Após dialogar com a comunidade acadêmica foi iniciado o processo licitatório por parte do Governo do Estado, que, seguindo os trâmites burocráticos necessários na administração pública está dentro do prazo esperado. Estamos acompanhando o encaminhamento dessa iniciativa com a perspectiva de contar com espaços mais adequados para abrigar nossas atividades de ensino e nossos projetos de pesquisa e de extensão. Também poderemos, a partir da conquista desse novo espaço, consolidar o espaço físico do mestrado em Arquivologia, que em breve deverá estar em funcionamento, melhorar as acomodações da biblioteca, laboratórios, enfim, atenderemos demandas há tempos solicitadas pelos nossos estudantes, professores e técnicos-administrativos”, planejou a diretora.

De acordo com a professora Jacqueline Echeverría a direção de centro e setor de infraestrutura do Campus têm procurado acompanhar o andamento da obra e buscado estabelecer um diálogo com a empresa responsável pela execução para facilitar a adequação do novo espaço à realidade da instituição. Porém, a diretora enfatiza que não há participação de nenhum servidor da UEPB nessa construção do bloco de salas de aula e todo o investimento de capital financeiro e responsabilidade pela execução são do Governo do Estado, por meio da Suplan e Link Engenharia, aprovada em edital de licitação.

Texto e foto: Juliana Marques