Encontro Nordestino de Arborização Urbana é realizado em João Pessoa até quarta (18) com o apoio da UEPB

17 de outubro de 2017

Com a participação de aproximadamente 300 estudantes e profissionais de Agronomia, Engenharia Ambiental, Biologia, Engenharia Florestal, além de paisagistas, consultores de floras, representantes de condomínios, gestores da área de meio ambiente, foi realizada, na tarde desta terça-feira (16) a abertura oficial do quarta edição do Encontro Nordestino de Arborização Urbana (ENAU). O evento, promovido pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) em parceria com a Sociedade Brasileira de Arborização Urbana (SBAU) e a Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), segue até o dia 18 de outubro.

A abertura solene do evento contou com a participação do Coral Jovem da Unimed. Após a apresentação cultural foi formada a mesa de abertura do 4° ENAU com a presença da representante do reitor da UEPB, professora Jacqueline Echeverría Barrancos; o Presidente da SBAU, Heitor Liberato; o Secretário Municipal de Meio Ambiente de João Pessoa, Abelardo Jurema Neto; o Secretário Municipal de Desenvolvimento e Controle Urbano, João da Silva Furtado; o Diretor Regional Nordeste da SBAU, Anderson Fontes; o presidente da comissão organizadora do 4° ENAU e diretor de paisagismo da Prefeitura Municpal de João Pessoa, Sérgio Chaves; o representante do Sindicato da Indústria da Construção Civil de João Pessoa, José Willams Montenegro; a diretora da Uninassau, Daniela Teixeira; o Secretário Municipal de Meio Ambiente de Aracaju, Augusto Cesar Viana e o Secretário Municipal de Meio Ambiente de Cabedelo, Walber Farias Marques.

Na ocasião, foi instituído o prêmio “Chapelaço de Couro”, entregue como forma de homenagear aqueles que colaboraram com a realização do ENAU desde a primeira edição e que propagam ações de relevância relacionadas à arborização. Neste ano, dentre os homenageados esteve o reitor da UEPB, professor Antônio Guedes Rangel Júnior, e o vice-presidente da comissão organizadora do 4° ENAU, Secretário Regional Nordeste da SBAU e fundador do projeto da UEPB “Adote uma Árvore”, Arnaldo Bezerra.

Após a mesa de abertura do evento foi realizada a palestra magistral “Uma vida dedicada às árvores brasileiras”, ministrada pelo fundador o Instituto Plantarum de Estudos da Flora, Harri Lorenzi. Na oportunidade o palestrante abordou a experiência ao longo dos 40 anos de expedições realizadas por todo o Brasil para descobrir árvores e vegetais, sobretudo as espécies nativas do país.

De acordo com Arnaldo Bezerra, esse evento busca discutir questões relacionadas à qualidade de vida da população, que está diretamente ligada a ações como a arborização. O representante da UEPB enalteceu, ainda, a contribuição da UEPB com iniciativas dessa natureza.

“Qualidade de vida depende de um espaço arborizado, e nós como universidade podemos contribuir promovendo eventos como o ENAU e com ações como o projeto ‘Adote uma árvore’, que desde 2007 já distribuiu mais de 150 mil arvores, passando por mais de 30 municípios paraibanos. Hoje somos um programa extremamente requisitado. E o objetivo da UEPB é continuar as ações, buscando contribuir para melhorar a qualidade de vida as pessoas que moram nas cidades”, avaliou Arnaldo.

Para o presidente da SBAU, Heitor Liberato, iniciativas como essa devem ser expandidas pelo interior dos Estados, para regionalizar cada vez mais o tema. “Ficamos felizes em saber nesse evento que a perspectiva é que no próximo ano seja lançado o Fórum Fórum Paraibano de Arborização e Paisagismo que nos possibilitará a realização de eventos como esse em todo o interior da Paraíba, essa é uma meta que temos e que graças ao apoio dos nossos parceiros vem sendo alcançada em todo o país”, ponderou.

Durante os três dias de evento estão sendo realizadas atividades como minicursos, palestras, mesas redondas, painéis, visitas técnicas e um workshop. Segundo Arnaldo Bezerra, coordenador do Programa de Arborização Urbana da UEPB e vice-presidente do 4º ENAU, o evento tem como objetivo ampliar as discussões e sensibilizar a população para a conservação e ampliação das áreas verdes urbanas, ampliando o alcance das políticas públicas voltadas às questões de arborização.

Texto e fotos: Juliana Marques