Encontro de Sanfoneiros é realizado no Câmpus V com diversas atividades voltadas à cultura popular nordestina

18 de novembro de 2019

Palestras, oficinas, declamações, apresentações culturais envolvendo o Grupo de Tradições Populares Acauã da Serra e os inscritos, além de uma exposição sobre Jackson do Pandeiro, foram as atividades que marcaram a 5ª etapa do Encontro de Sanfoneiros e Tocadores de Fole de Oito Baixos da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), realizada na quinta-feira (14), no Câmpus V da UEPB, em João Pessoa.

De acordo com a diretora do Câmpus V, professora Jacqueline Echeverría Barrancos, o evento consolida-se a cada edição com uma agenda de valorização da cultura nordestina. “A UEPB, enquanto uma universidade paraibana, precisa estar atenta e enaltecer a maior riqueza do povo da Paraíba, que é sua cultura. Então, nesse sentido, com uma programação de cursos e apresentações de dança, cordel, sanfona, podemos avaliar como positiva essa iniciativa”, destaca.

Além de João Pessoa, o Encontro de Sanfoneiros e Tocadores de Fole de Oito Baixos da Paraíba já passou por Araruna, Lagoa Seca, Monteiro, Guarabira, e, nos próximos dias a iniciativa será realizada em Catolé do Rocha, no dia 20, e em Patos, no dia 27. Outras informações podem ser obtidas através do telefone (83) 3315-3446.

Texto: Juliana Marques

Fotos: Hugo Tabosa e Uirá Agra