Egresso da graduação em Ciências Biológicas do Campus V é o primeiro doutor do Laboratório de Botânica

22 de fevereiro de 2018

Dedicação, criatividade, humildade, são alguns dos ingredientes importantes para formar grandes pesquisadores, e podem ser os elementos utilizados para definir a personalidade do egresso do curso de Ciências Biológicas do Campus V da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), Davi Freire, que concluiu, neste mês de fevereiro de 2018, o doutorado em Botânica pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), tornando-se o primeiro doutor do Laboratório de Botânica.

A conquista foi comemorada por docentes e estudantes que acompanharam a formação de Davi, sobretudo os colegas do Laboratório de Botânica. De acordo com o orientador do pesquisador desde o período da graduação, professor Ênio Wocyli Dantas, a postura de Davi ao longo da formação permitiu que ele alcançasse essas conquistas servindo de exemplo para os demais estudantes. “Ele não se contentava em acatar apenas o que era dito pela ciência e sempre gostou de inovar com protagonismo em tudo o que fazia. Tanto que era difícil encontrar pesquisadores para avaliar seus artigos para serem publicados, tamanha a inovação apresentada. Mas, mesmo com essa dedicação às suas pesquisas ele sempre ajudava os colegas do laboratório, auxiliando na orientação dos outros trabalhos, com bastante respeito aos demais e humildade. Então todos ficaram muito felizes com a finalização do doutorado”, avaliou Ênio.

Quando questionado sobre os fatores que permitiram a realização de suas pesquisas Davi destaca sobretudo a estrutura física e intelectual proporcionada pela UEPB desde a graduação. Com estudos na área de “Ecologia de Fitoplâncton” desenvolvidos na graduação em Ciências Biológicas do Campus V da UEPB (concluída em 2011), e no mestrado em Ecologia e Conservação da UEPB (concluída em 2014), Davi planeja seguir os estudos no pós-doutorado, e prestar concursos para atuar como docente na área de Ciências Biológicas.