Docente do curso de Arquivologia da UEPB ministra conferência em Portugal em alusão ao Dia Internacional dos Arquivos

10 de junho de 2019

A Câmara Municipal de Barcelos, em Portugal, comemorou na última quinta-feira (6), o Dia Internacional dos Arquivos, com a realização da conferência “Arquivos e Comunidade: Ações Educativo-Culturais”. O evento foi ministrado pela docente do curso de Arquivologia da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), professora Eliete Correia dos Santos, em parceria com a professora da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, Beatriz Marques.

Na ocasião a professora Eliete Correia, que está desenvolvendo atividades do Pós-doutorado em Educação Contemporânea pela UFPE–PNPD-CAPES em Portugal, e a professora Beatriz Marques abordaram questões relacionadas à informação do Município de Barcelos numa perspectiva Holística, apresentaram uma contribuição para uma visão sistêmica dos arquivos e discutiram o papel multifacetado e determinante do arquivo para o desenvolvimento sustentado das comunidades locais e para a criação de uma consciência crítica e de uma participação cidadã ativa.

A vereadora da Cultura e Educação da Câmara Municipal de Barcelos, Armandina Saleiro, destacou a importância da temática abordada durante o evento e o papel sociocultural dos arquivos. “Os arquivos são um meio indispensável para a preservação da informação, promoção da cultura e conhecimento da história regional e local”, avaliou Saleiro.

Sobre o Dia Internacional dos Arquivos

O Dia Internacional dos Arquivos foi instituído pela Assembleia Geral do Conselho Internacional de Arquivos (CIA) em 9 de Junho, em homenagem à fundação do CIA pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), em 1948. O objetivo primordial da data é conscientizar a população da importância dos arquivos públicos e do trabalho efetuado por tais órgãos para a gestão documental.

Em alusão à data, em todo o Brasil foi realizada, de 3 a 9 de junho, a Semana Nacional de Arquivos com eventos de cunho acadêmico ou artístico-cultural relacionados aos arquivos de todo o país. Na Paraíba foram realizadas diversas atividades envolvendo os cursos de Arquivologia da UFPB, UFPB, a Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), o Ministério Público da Paraíba (MPPB), a Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), o Tribunal de Justiça da Paraíba (TJ-PB), o Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB) e o Tribunal de Contas.

Texto: Juliana Marques
Fotos: Gabinete de Comunicação de Barcelos