Docente do curso de Arquivologia da UEPB discute literacia informacional e digital em época de pandemia

18 de setembro de 2020

Com a suspensão das atividades presenciais em todo o país as universidade tiveram que se adequar para continuar produzindo conhecimento. Diante desse contexto, as transmissões ao vivo por meio das redes sociais tornaram-se uma alternativa de diálogo entre pesquisadores de diversos centros acadêmicos. Com essa perspectiva, a docente do curso de Arquivologia da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), Eliete Correia dos Santos,  foi convidada a participar do Ciclo de Palestras “Diálogos: Arquivologia em Múltiplas Perspectivas”, promovido pela Universidade Federal do Rio Grande – FURG. A docente irá ministrar no dia 23 de setembro, às 19h30, no canal do Youtube do curso de Arquivologia da FURG, a palestra com o tema “Literacia informacional e digital: a formação do arquivista em época de pandemia”.

Após idealizar em 2013 o projeto do Seminário de Saberes Arquivísticos (SESA), inicialmente voltado ao letramento dos discentes do curso de Arquivologia, a professora Eliete Santos coordena hoje o programa “Seminário de Saberes Arquivísticos: tecnologia, inovação e práticas”, aprovado no edital do PROBEX da UEPB e o projeto “Cooperação acadêmica, tecnológica e inovação científica: as relações internacionais do Projeto SESA”, aprovado no edital da FAPESQ-PB 2018/2020, com a discussão da literacia informacional e digital como elemento transversal desses trabalhos.

De acordo com o coordenador do curso de Arquivologia da FURG, professor Rafael Semidão, a iniciativa da instituição “trata-se de uma série de palestras online sobre temas do universo arquivístico. Com o evento visamos promover o diálogo em torno de temas arquivísticos desde variadas perspectivas, dentre as quais a perspectiva epistemológica, conceitual, formativa e profissional”, explicou.

As inscrições são realizadas no momento da transmissão da palestra por meio de formulário disponibilizado no campo de comentários do Youtube.

Live do projeto “Nas trilhas da difusão científica”

O projeto “Nas trilhas da difusão científica: a visibilidade dos projetos do Câmpus V da UEPB”, realiza na segunda-feira, 21 de setembro, às 19h, no Instagram @cienciaabertauepb, o diálogo intitulado “Cooperação acadêmica, tecnologia e inovação científica: as relações internacionais do projeto SESA”. Na oportunidade, a convidada da live, professora Eliete Santos, falará sobre o projeto SESA, as ações de letramento, as parcerias com outras Instituições, as iniciativas de desenvolvimento tecnológico, dentre outras questões.

A transmissão integra as iniciativas do projeto que “Nas trilhas da difusão científica”, que, amparado pela perspectiva teórica da Ciência Aberta, tem realizado ações desde o início de 2020 no sentido de difundir junto aos públicos interno e externo do Câmpus V as iniciativas de pesquisa, extensão e monitoria vinculadas ao Centro de Ciências Biológicas e Sociais Aplicadas (CCBSA) da UEPB.

Texto: Juliana Marques