Direção do CCBSA realiza reuniões para sistematizar ações e implementa medidas de prevenção ao COVID-19

17 de março de 2020

 

 

Este slideshow necessita de JavaScript.

A direção do Centro de Ciências Biológicas e Sociais Aplicadas (CCBSA) tem realizado diversas reuniões com o objetivo de sistematizar ações e implementar medidas de prevenção ao COVID-19. Na manhã desta segunda-feira (16) a diretora Jacqueline Echeverría Barrancos esteve reunida com os coordenadores dos cursos de graduação do Câmpus V para discutir as ações que podem ser implementadas de imediato e a longo prazo para prevenir a propagação do vírus no CCBSA.

Também foi realizada uma reunião com a equipe responsável pela limpeza e manutenção das instalações do CCBSA que foi orientada a reforçar a higienização com álcool em superfícies com alto contato como mesas, telefones, maçanetas, mouses, teclados; maior frequência na limpeza dos banheiros, que estão com sabonete líquido e papel toalha. A direção e equipe de manutenção reforçaram que foi feito um novo pedido de álcool gel e sabonete líquido para permitir que tais medidas sejam continuadas.

Além disso, todas as janelas foram destravadas para permitir a circulação de ar e alguns docentes jã estão utilizando plataformas a distância para a realização de atividades e aulas. E justamente com o objetivo de viabilizar a realização de atividades online a Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), através da Coordenadoria de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC), está disponibilizando para alunos, professores e técnicos administrativos da UEPB as ferramentas da plataforma G Suite for Education, serviço ofertado pelo Google voltado para a inovação em Educação e aperfeiçoamento do fluxo de trabalho administrativo de instituições de ensino.

A proposta busca fomentar a inclusão digital e garantir um funcionamento mais eficiente das unidades administrativas e de ensino da Universidade. Com a adesão da UEPB aos serviços do Google, realizada sem custos para a Instituição, a comunidade universitária terá acesso a e-mail ilimitado, Google Drive, Agenda, Hangouts Meet, Fóruns, Google Sala de Aula, entre outras ferramentas disponíveis pela plataforma, de forma totalmente gratuita.

A direção do CCBSA reitera ainda que está monitorando a situação e, enquanto não há nenhuma nova orientação, está seguindo as determinações da reitoria que, de acordo com a Portaria UEPB/GR/0012/2020, suspende afastamentos funcionais para viagens ou estudo a serem realizados fora do país, eventos científicos, culturais ou artísticos, tais como encontros, seminários, workshops, solenidades de premiação, entre outros, que promovam aglutinação superior a 50 pessoas em recinto fechado, dentre outras determinações.

Com isso, o calendário de eventos previstos para o primeiro semestre de 2020 será alterado e novas datas serão divulgadas posteriormente, em ato complementar específico. As atividades acadêmicas curriculares de ensino, pesquisa e extensão, que não envolvam ações com público acima de 50 pessoas, bem como atividades administrativas em todos os câmpus, conforme orientações das autoridades sanitárias da Paraíba, estão mantidas.

O documento recomenda que seja estimulado ao público idoso, gestantes, lactantes e às pessoas com doenças crônicas, trabalhos em horários alternativos com escala, reuniões virtuais e home office, bem como faculta as atividades presenciais aos técnicos administrativos, docentes e alunos com mais de 60 anos. Será acatado como documento válido para liberação eventual de atividades, sem a necessidade de atestado médico, a autodeclaração de estudantes ou servidores (docentes e técnicos) que apresentem sintomas do Covid-19, que tiveram contato com pessoas já contaminadas pelo coronavírus ou que apresentem sintomas gripais em geral.

Estão suspensas a concessão de passagens aéreas nacionais e internacionais, de qualquer natureza e independente de justificativa, inclusive para visitantes; a autorização de viagens para outras localidades em vans, ônibus ou micro-ônibus; e a concessão de qualquer apoio financeiro ou material a viagens para participação em eventos acadêmicos, mesmo com trabalhos aprovados, dentro ou fora do país. Aqueles servidores, discentes e colaboradores que estiveram, nos últimos 20 dias, em localidades onde houve propagação e infeção pelo Covid-19, devem comunicar imediatamente à Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (PROGEP), para que sejam observados os protocolos que o caso requer.

Está determinada quarentena de sete dias a todos os membros da comunidade universitária que, recentemente, tenham retornado de viagem ao exterior, independente de sintomas, principalmente de localidades afetadas com o Covid-19. Também ficou definida a intensificação de campanhas informativas e educativas que visem ampliar o conhecimento e estimular a prática de métodos e hábitos preventivos a serem observados por alunos, professores, técnicos, trabalhadores terceirizados e a população em geral. Álcool em gel a 70% antisséptico será disponibilizado em dispensadores para a comunidade acadêmica, com sinalizadores em locais estratégicos e ao lado dos equipamentos de ponto eletrônico.

O documento, na íntegra, pode ser conferido clicando AQUI.

Texto: Tatiana Brandão e Juliana Marques