Direção do CCBSA realiza reunião geral com a comunidade acadêmica para apresentar planta do bloco de salas de aulas

12 de março de 2019

A direção do Centro de Ciências Biológicas e Sociais Aplicadas (CCBSA) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) realizou, na manhã desta terça-feira (12), uma reunião geral destinada à apresentação da planta do bloco de salas de aula que será entregue para a utilização dos cursos do Campus V da UEPB.

Na oportunidade, a diretora do Campus V, professora Jacqueline Echeverría Barrancos, apresentou um breve histórico do Campus desde a criação, um relato sobre as instalações que abrigaram os cursos do CCBSA e as mobilizações e articulações que permitiram a articulação junto ao Governo do Estado para a construção do bloco de salas de aula que integra o Complexo Educacional José Lins do Rêgo e será destinado, após a conclusão, para os cursos de graduação e pós-graduação do Campus V.

O diretor-adjunto do CCBSA, professor Ênio Wocyli Dantas, destacou que a perspectiva é que a obra, que é de responsabilidade do Governo do Estado, seja inaugurada em agosto, para atender os estudantes no início do período letivo 2019.2. Para tanto, a equipe de infraestrutura do Campus V está acompanhando os ajustes finais da obra para verificar as necessidades de adequação dos espaços às atividades dos cursos de graduação e pós-graduação do CCBSA. Nesse sentido, estão sendo tomadas providências quanto a questões como a instalação de câmeras de monitoramento, rede wi-fi, melhorias no cabeamento para utilização de data-shows, ampliação da capacidade da atual subestação elétrica, aquisição de suportes e data shows para as salas de aula, ligação entre o estacionamento da frente e da área de trás do prédio do Campus, entre outras.

Além dos diretores do CCBSA, compuseram a mesa de discussões o discente de Relações Internacionais, Hallisson Cordeiro Júnior, o representante dos docentes, Sanderson Dornelles e o técnico-administrativo Kayo Coutinho, que na ocasião apresentou a planta baixa do prédio. Após a apresentação os presentes na reunião puderam fazer questionamentos e observações. No dia 18 de março está agendada uma visita técnica à obra com os coordenadores dos cursos, representantes dos discentes, docentes e técnicos-administrativos. Também serão discutidas de forma democrática e colaborativa entre todos os segmentos do Campus, questões referentes ao ordenamento e distribuição de espaços de laboratórios, salas administrativas entre outros setores do Campus.

Sobre a obra

A obra, que conta com um investimento de mais de 9 milhões de reais por parte do Governo do Estado, está na fase de instalação de cerâmica, forros de gesso, pintura e acabamentos finais. A previsão é que até o fim do primeiro semestre de 2019 o prédio seja entregue.

A responsável pela SUPLAN, engenheira Simone Guimarães, lembrou que a obra está seguindo o cronograma planejado e a entrega do bloco de salas para a comunidade acadêmica da UEPB está sendo programada para agosto de 2019. “Fizemos algumas adaptações no projeto porque no ato da licitação alguns itens ficaram de fora, a exemplo da urbanização e iluminação da área externa, devido a isso o valor da obra aumentou para aproximadamente 9 milhões. Com essa obra buscamos melhorar a vida de todo o corpo docente e discente que aqui vai se instalar, oferecer condições de salubridade, bem-estar para todos que usufruírem dessas instalações. Ficamos felizes em poder fazer parte disso e estamos programando um grande evento na inauguração em agosto, quando vamos fazer a entrega para a comunidade da UEPB que merece essa alegria”, avalia Simone.

Texto e fotos: Juliana Marques